Ideias de Paulo Freire aplicadas à Comunicação popular e comunitária

Cicilia Maria Krohling Peruzzo

Resumo


Estudo das manifestações da comunicação popular e comunitária em práticas organizativas de movimentos populares no Brasil. Objetiva aproximar os pressupostos básicos da educação libertadora em Paulo Freire aos da comunicação popular e comunitária e discutir sobre sua presença nos movimentos populares. Objetiva ainda relacionar a práxis organizativa e de comunicação desses movimentos ao processo de construção do conhecimento. O estudo se baseia em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e em entrevistas em profundidade (relato de práticas) junto a lideranças comunitárias. Conclui-se que os pressupostos pedagógicos da educação libertadora ressoam nas práticas sociais e na comunicação popular com vistas à transformação da realidade e à realização dos interesses coletivos.


Palavras-chave


Comunicação comunitária; Comunicação popular; Paulo Freire

Texto completo:

PDF

Referências


KAPLÚN, M. El comunicador popular. Quito: CIESPAL, 1985.

BUBER, M. Eu e Tu. São Paulo: Cortez, 1977.

GONZÁLEZ, J. A. Entre culturas e cibercultur@s: incursões e outras rotas não lineares. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2012.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

_______. Conscientização. Teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

______. Educação como prática da liberdade. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

______. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982.

______. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

LIMA, Venício A. de. Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire. 2. ed., Brasília: UnB, 2011.

O CARDEAL que ensinou a igreja a ‘’ver, julgar e agir’’. Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara-CEFEP. Brasília: CEFEP, [2011?]. Disponível em: http://www.cefep.org.br/divulgacao/o-cardeal-que-ensinou-a-igreja-a-ver-julgar-e-agir

Acesso em: 16 fev. 2015.

URANGA, Washington. La comunicación comunitaria: proceso cultural, social e político. In: Construyendo comunidades... Reflexiones actuales sobre comunicación comunitaria. Buenos Aires: La Crujía, p. 177-186, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.24207

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Métricas por PLOS ALM. Dados disponíveis somente após 12/2014.


ISSN-L: 1415-0549 | e-ISSN: 1980-3729


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.