As redes sociais e a edição de e-books

Autores

  • Barbara Heller Universidade Paulista
  • José Mello Junior Centro Universitário Barão de Mauá

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.23906

Palavras-chave:

Redes sociais, E-books, Mercado editorial

Resumo

A presença crescente dos meios digitais de comunicação em todas as dimensões da vida tem afetado a produção editorial, que vive profunda instabilidade e se transforma devido às novas formas eletrônicas de edição e distribuição de conteúdo. Cinco movimentos atuam nesse processo: desmaterialização, convergência das mídias, pirataria digital, autopublicação e queda nas vendas de livros. Nesse novo cenário as redes sociais emergem como alternativa de divulgação e distribuição de conteúdo e como plataforma aberta à inovação para criação de produtos literários. O estudo buscou identificar como o modelo tradicional de edição relaciona-se com as redes sociais digitais a fim de avaliar o papel que os editores poderão cumprir nesse ambiente. Mapeou modelos emergentes de publicação e avaliou como os cinco movimentos se relacionam ao engajamento de leitores nas redes sociais. Concluiu que o crescimento de autores que se autopublicam é o maior desafio ao papel do editor.

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Biografia do Autor

Barbara Heller, Universidade Paulista

Possui graduação em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1997). É pós-doutorada em Comunicação pela Universidade Metodista (2011), pela Escola de Comunicação e Artes da Usp (2015). Atualmente é docente e vice-coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade Paulista (Unip).É membro do Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom) da ECA-Usp. T

José Mello Junior, Centro Universitário Barão de Mauá

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Paulista (Unip). Atualmente é professor dos cursos de graduação em
Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Marketing no Centro Universitário Barão de Mauá.

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

Heller, B., & Junior, J. M. (2017). As redes sociais e a edição de e-books. Revista FAMECOS, 24(1), ID23906. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.23906

Edição

Seção

Ciências da Comunicação

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