Dimensões do engajamento estudantil para o contexto brasileiro: a emergência política da participação para a inovação pedagógica na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31563

Palavras-chave:

engajamento estudantil, educação superior, inovação pedagógica, participação.

Resumo

Este ensaio apresenta perspectivas para a incorporação do conceito de student engagement no repertório teórico dos estudos sobre educação superior no Brasil. Discutindo as raízes do termo, propõe que seja traduzido como engajamento estudantil, em referência à tradição dos estudos latino-americanos sobre o estudante universitário e seus movimentos políticos. Revisa a literatura da corrente norte-americana e europeia sobre o student engagement, bem como as obras seminais latino-americanas que tratam do “estudante engajado” desde a Reforma de Córdoba. Apresenta as ideias de participação e inovação pedagógica como possíveis caminhos de desenvolvimento conceitual e prático do conceito de engajamento estudantil. Explora as relações entre essas noções e a realidade brasileira. Ressalta a formação política para a participação cidadã como componente fundamental do engajamento estudantil, considerando que a constituição do estudante como sujeito político é decisiva para o futuro da educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Sfredo Miorando, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação

Bolsista Capes

Denise Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Pesquisadora 1A CNPq

Referências

ARNSTEIN, Sherry R. A ladder of citizen participation. Journal of the American Institute of Planners, v. 35, n. 4, p. 216-224, jul. 1969.

ASTIN, Alexander. What Matters in College? Four Critical Years Revisited. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1993.

ASWHIN, Paul; MCVITTY, Debbie. The meanings of student engagement: implications for policies and practices. In: CURAJ, Adrian et al. (Eds.). The European Higher Education Area: Between critical reflections and future policies. Dordrecht: Springer, 2015. p. 343-359.

BUARQUE DE HOLLANDA FERREIRA, Aurélio. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.

BUCKLEY, Alex. The ideology of student engagement research. Teaching in Higher Education, v. 23, n. 6, p. 718-732, 2018.

CHEN, p. Daniel; MATHIES, Charles. Assessment, evaluation, and research. New Directions for Higher Education, n. 175, p. 85-92, fall 2016.

CLARK, Burton R. Development of the sociology of higher education. Sociology of Education, v. 46, n. 1, p. 2-14, winter 1973.

ENTWISTLE, Noel. Identifying distinctive approaches to studying. Higher Education, v. 8, n. 4, p. 365-380, jul. 1979.

ENTWISTLE, Noel; RAMSDEN, Paul. Understanding Student Learning. London: Croom Helm, 1983.

ENTWISTLE, Noel; MCCUNE, Velda; SCHEJA, Max. Student learning in context: understanding the phenomenon and the person. In: VERSCHAFFEL, Lieven; DOCHY, Filip; BOEKAERTS, Monique; VOSNIADOU, Stella (Eds.). Instructional psychology: past, present and future trends. Oxford: Elsevier, 2006. p. 131-148.

FELDMAN, Kenneth A.; NEWCOMB, Theodore. The impact of college on students. San Francisco: Jossey-Bass, 1976.

FORACHI, Marialice. O estudante e a transformação da sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1965.

GOLDMANN, Lucien. Epistemologia e filosofia política. Porto: Presença, 1984.

GUILHON ALBUQUERQUE, José A. Movimento estudantil e consciência social na América Latina: teoria e método sociológico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

HABERMAS, Jürgen et al. Student und politik: eine soziologische Untersuchung zum politischen Bewußtsein Frankfurter Studenten. Neuwied: H. Luchterhand, 1961.

HEALEY, Mick; MASON O’CONNOR, Kristine; BROADFOOT, Patricia. Reflections on engaging students in the process and product of strategy development for learning, teaching, and assessment: an institutional case study. International Journal for Academic Development, v. 15, n. 1, p. 19-32, 2010.

INEP – INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopses Estatísticas do Enade: Enade 2016. 2017. Disponível em:

http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-do-enade. Acesso em: 9 maio 2018.

INGENIEROS, José. Propagación universitaria. La Revolución universitaria se extiende ya por toda la américa. Integración y Conocimiento, Córdoba, v. 2, n. 7, p. 121, 2017 [1924].

KAHU, Ella R. Framing student engagement in higher education. Studies in Higher Education, v. 38, n. 5, p. 758-773, 2013.

KROTSCH, Pedro. Los estudiantes universitarios como actores de reformas em América Latina: la cultura de los jóvenes y la crisis de la institución. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 9, n. 4, p. 99-119, 2004.

LEITE, Denise. Aprendizagem e consciência social na universidade. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, BR-RS, 1990.

LEITE, Denise. A aprendizagem política do estudante universitário. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 17, p. 25-31, 1992.

LEITE, Denise. Reformas universitárias: Aavaliação institucional participativa. Petrópolis: Vozes, 2005.

LEITE, Denise. Estudantes e avaliação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 15, n. 3, p. 9-27, nov. 2010.

LEITE, Denise. A pedagogia da Reforma de Córdoba. Integración y conocimiento, Córdoba, v.1, n. 8, p. 37-53, 2018.

LEITE, Denise; BRAGA, Ana; GENRO, Maria Elly; CAMPANI, Adriana; STEFFEN, Alexandre. Inovação na zona cinzenta de transição. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 8, p. 75-95, jan./jun. 1997.

LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz; BRAGA, Ana Maria e Souza. Inovações pedagógicas e demandas ao docente na universidade. In: LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz; BRAGA, Ana Maria e Souza (Orgs.). Inovação e pedagogia universitária. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2011. p. 19-39.

LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly; CAMPOS, Márcia; NUNES, Ana Karin; WIELEWICKI, Hamilton de Godoy; RUBIN, Marlize; DALPIAZ, Maria Martha; MACHADO, Geraldo Ribas; BASSI, Luis Augusto Peukert. Avaliação participativa: constatações a aprendizagens. In: LEITE, Denise. (Org.). Avaliação participativa e qualidade: os atores locais em foco. Porto Alegre: Sulina; Editora IPA, 2009. p. 209-224.

MACFARLANE, Bruce. The higher education research archipelago. Higher Education Research & Development, v. 31, n. 1, p. 129-131, feb. 2012.

MACFARLANE, Bruce; TOMLINSON, Michael. Critiques of student engagement. Higher Education Policy, v. 30, n. 1, p. 5-21, mar. 2017.

MARIÁTEGUI, José Carlos. La reforma universitaria. Integración y conocimiento, Córdoba, v.1, n. 6, p. 91-106, 2017 [1928].

MARTINS FILHO, João Roberto. Movimento estudantil e ditadura militar: 1964–1969. Campinas: Papirus, 1987.

MARTON, F.; SALJO, R. On qualitative differences in learning: I – outcomes and process. British Journal of Educational Psychology, v. 46, n. 1, p. 4-11, feb. 1976.

NSSE – NATIONAL SURVEY OF STUDENT ENGAGEMENT. About NSSE. 2018. Disponível em:

http://nsse.indiana.edu/html/about.cfm. Acesso em: 29 jul. 2018.

PASCARELLA, Ernest T.; TERENZINI, Patrick T. How college affects students. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1991.

PERRY, William G. Forms of intellectual and ethical development in college years. New York: Rinehart and Winston, 1970.

POERNER, Arthur José. O poder jovem: história da participação política dos estudantes brasileiros. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

PORTANTIERO, Juan Carlos. Estudiantes y política en América Latina. México: Siglo XXI, 1978.

RIBEIRO, Darcy. A universidade necessária. 2. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

RICHARDSON, John T.; EYSENCK, Michael W.; PIPER, David Warren (Eds.). Student learning: research in education and cognitive psychology. England: SRHE & Open University, 1987.

RIOS, José Arthur. The university student and Brazilian society. East Lansing: Latin American Studies Center / Michigan State University, 1971.

SANFELICE, José Luís. Movimento estudantil: a UNE na resistência ao golpe de 64. São Paulo: Cortez Editora, 1986.

SANTOS, Milton. O intelectual e a universidade estagnada. Revista Adusp, São Paulo, n. 11, p. 16-20, out. 1997.

SFREDO MIORANDO, Bernardo. Student engagement in Brazilian higher education and its socio-political dimension. In: TANAKA, Masahiro (Ed.) Student engagement in quality assurance. Abingdon: Routledge, no prelo. TROWLER, Vicki. Negotiating contestations and ‘chaotic conceptions’: Engaging ‘non-traditional’ students in higher education. Higher Education Quarterly, v. 69, n. 3, p. 295-310, jul. 2015.

TUNNERMANN BERNHEIM, Carlos. Noventa años de la Reforma Universitária de Córdoba (1918-2008). Buenos Aires: CLACSO, 2008.

UNE – UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES. A UNE contra o SNI. São Paulo: Editora Alfa-Ômega, 1987.

WOLF-WENDEL, Lisa; WARD, Kelly; KINZIE, Jillian. A tangled web of terms: The overlap and unique contribution of involvement, engagement, and integration to understanding college student success. Journal of College Student Development, v. 50, n. 4, p. 407-428, jul./aug. 2009.

ZEPKE, Nick. Understanding teaching, motivation and external influences in student engagement: How can complexity thinking help? Research in Post-compulsory Education, v. 16, n. 1, p. 1-24, 2011.

ZEPKE, Nick. Student engagement research in higher education: questioning an academic orthodoxy. Teaching in Higher Education, v. 19, n. 6, p. 697-708, 2014

ZEPKE, Nick. Student engagement in neo-liberal times: what is missing? Higher Education Research & Development, v. 37, n. 2, p. 433-446, 2018.

Downloads

Publicado

2019-01-11

Como Citar

Miorando, B. S., & Leite, D. (2019). Dimensões do engajamento estudantil para o contexto brasileiro: a emergência política da participação para a inovação pedagógica na Educação Superior. Educação Por Escrito, 9(2), 170–187. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31563

Edição

Seção

Docência Universitária e o Envolvimento Estudantil