Formação inicial do pedagogo que atua como coordenador pedagógico: análises e reflexões dos saberes profissionais

Autores

  • Susana Soares Tozetto UEPG
  • Priscila Gabriele da Luz Kailer UEPG

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.27871

Palavras-chave:

Formação inicial, Saberes, Coordenador pedagógico.

Resumo

O presente artigo analisa os saberes da formação inicial do Pedagogo que atua como coordenador pedagógico na escola. O cotidiano desse profissional, imerso por acontecimentos imprevisíveis, mobiliza saberes a cada nova situação. Portanto, apresentamos como objetivo central discutir os saberes específicos do coordenador pedagógico. Os principais autores que sustentam as análises aqui propostas são Tardif (2002), Gauthier (1998), André e Vieira (2007) e Gimeno Sacristán (1999). Assim, foi feito uma análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR entre os anos de 2007 a 2010 e entrevistas com seis egressos do curso que atuam na escola pública municipal como coordenador pedagógico. Os resultados mostram que a amplitude dos saberes do coordenador pedagógico desafia as possibilidades de formar um profissional para diversas funções, como docente, gestor e pesquisador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto, UEPG

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Area de atuação Formação de Professores

Priscila Gabriele da Luz Kailer, UEPG

Docente da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A; VIEIRA, M. M. da S. O coordenador pedagógico e a questão dos saberes. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. de S. (Org.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Resolução nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 maio 2006. Seção 1, n. 92, p. 11-12.

CANÁRIO, R. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: ArtMed, 2006.

DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e a formação continuada do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.

FERREIRA, N. S. C. (Org.). A gestão da educação na sociedade mundializada: por uma nova cidadania. Rio de Janeiro: DpeA, 2003.

FERREIRA, N. S. C. Supervisão educacional: uma reflexão crítica. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: Unijuí, 1998.

GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 13-33.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

PABIS, N. O trabalho do pedagogo na escola pública do Paraná. 2014. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti, Curitiba, 2014.

PINTO, U. A. Pedagogia escolar: coordenação pedagógica e gestão educacional. São Paulo: Cortez, 2011.

KAILER, P. G. L. Formação inicial do coordenador pedagógico: o egresso (2007-2010) da licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. 2016. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

UEPG. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Projeto Pedagógico – Curso de Licenciatura em Pedagogia. 2006. (Processo nº 04820 –

de 10/08/2006 – aprovado em 05/12/2006 pelo Parecer CEPE nº 159/2006 e Resolução CEPE nº 130/2006). Ponta Grossa: UEPG, 2006.

Downloads

Publicado

2019-01-11

Como Citar

Tozetto, S. S., & Kailer, P. G. da L. (2019). Formação inicial do pedagogo que atua como coordenador pedagógico: análises e reflexões dos saberes profissionais. Educação Por Escrito, 9(2), 361–379. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.27871

Edição

Seção

Artigos