A leitura de contos como recurso didático para a formação do leitor em Clube do Livro a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

  • Karla Raphaella Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Maycon Maia Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Frederico Jorge Ferreira Costa Universidade Estadual do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.27117

Palavras-chave:

Recurso didático, Pedagogia histórico-crítica, Clube do Livro

Resumo

O presente artigo trata de uma proposta de intervenção pedagógica em escola pública estadual do Ceará por meio da elaboração e execução de um clube de leitura intitulado Clube do Livro. Projeto realizado com o apoio do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e idealizado por um grupo de professores da escola na qual o clube está inserido. A metodologia de pesquisa utilizada é apresentada em duas fases: a primeira, bibliográfica, apresenta o referencial teórico utilizado na elaboração do projeto Clube do Livro; a segunda descreve a forma como a ação é executada. O Clube do Livro enquadra-se como pesquisa-ação por propor uma prática que intervenha no ambiente no qual se realiza a pesquisa e que seja realizada pelos membros que compõem esse grupo. Pedagogicamente, o projeto advoga-se circunscrito na Pedagogia Histórico-Crítica. A relevância desse projeto dá-se na oportunidade de oferecer aos educandos instrumentalização para o acesso a obras literárias de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Bolsista CAPES/BRASIL.

Maycon Maia Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (PROF-FILO/UFC). Professor da Rede Estadual de Educação do Ceará (SEDUC/CE).

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará.

Doutor em Educação. Professor da Universidade Estadual do Ceará (FACEDI/UECE). Membro do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE).

Referências

BOWERS, Fredson. Introdução. In: NABOKOV, VLADIMIR. Lições de literatura. Tradução de Jorio Dauster. São Paulo: Três Estrelas, 2015, p. 9-22.

CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: CORTÁZAR, Julio. Obra crítica, v. 2. Tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999, p. 345-363.

GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. Série princípios, 2. São Paulo: Editora Ática, 2006.

LUKÁCS, György. Introdução a uma estética marxista: sobre a particularidade como categoria da estética. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social I. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012.

MARTINS, Lígia Márcia. Reflexões acerca da prática pedagógica. In: ZIENTARSKI, Clarice; PEREIRA, Karla Raphaella Costa;

FREIRE, Perla Almeida Rodrigues (Org.). Escola da Terra: conhecimentos formativos para a práxis docente do/no campo (quem organizou?) Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016. p. 293-302.

MARX, Karla. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo: 2010.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 41. ed. Campinas: Autores Associados, 2009. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 5).

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

THIOLLENT, Michael. Metodologia da pesquisa-ação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

Downloads

Publicado

2018-07-17

Como Citar

Pereira, K. R. C., Rodrigues, M. M., & Costa, F. J. F. (2018). A leitura de contos como recurso didático para a formação do leitor em Clube do Livro a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Educação Por Escrito, 9(1), 66–81. https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.27117

Edição

Seção

Artigos