Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e formação de professores: O que dizem as produções científicas?

Autores

  • Elizandra Aparecida Nascimento Gelocha Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilene Gabriel Dalla Corte Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.23455

Palavras-chave:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, políticas públicas, formação de professores.

Resumo

Este trabalho objetiva reconhecer e analisar os principais limites do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a consecução da política de formação de professores no Brasil, tendo por base discussões oriundas sobre este programa de governo. A metodologia adotada é de caráter exploratório, a partir de análise documental de legislação educacional pertinente e de dados coletados por meio do Estado da Arte de produções científicas em nível nacional e regional, especificamente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da Região Sul (ANPEd Sul). A sistematização e a análise do que foi produzido sobre a política do PNAIC é importante para refletirmos sobre os principais limites do Programa para a formação e atuação dos profissionais da educação, tendo em vista que a formação continuada é importante condição para a aprendizagem permanente. Constatamos que os artigos científicos analisados afirmam que a política do PNAIC está melhorando o cenário da educação escolar e da alfabetização, uma vez que oferece ao professor a oportunidade de ler, estudar, debater com seus pares, manter-se informado e atualizado em espaços de planejamento coletivo e compartilhado. Quanto aos limites encontrados nos artigos, de maneira geral, percebemos: dificuldade dos professores em compreender conceitos de alfabetização e letramento; a não adesão às propostas de formação continuada, por parte de alguns professores; despreparo de alguns formadores; mais atenção de todos os envolvidos em discutir e pensar os processos de formação continuada de alfabetizadores.

 

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Biografia do Autor

Elizandra Aparecida Nascimento Gelocha, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Pedagogia CE/UFSM. Especialista em Gestão Educacional CEGE/UFSM. Mestranda em Educação PPGE/UFSM. Atua na Equipe de Apoio a Coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/SEB/MEC). Tutora EaD/UFSM. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA/UFSM).

Marilene Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Professora pesquisadora junto ao Observatório de Educação (OBEDUC/CAPES), desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Elos – UFSM.

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Publicado

2016-05-20

Como Citar

Nascimento Gelocha, E. A., & Corte, M. G. D. (2016). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e formação de professores: O que dizem as produções científicas?. Educação Por Escrito, 7(1), 106–123. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.23455

Edição

Seção

Artigos