O Estado do Conhecimento sobre o curso de Pedagogia e a Gestão Educacional/Escolar neste curso de formação

Autores

  • Andressa Wiebusch Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilene Gabriel Dalla Corte Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.17760

Palavras-chave:

Formação dos professores. Curso de Pedagogia. Formação do pedagogo. Gestão Educacional. Gestão Escolar.

Resumo

Esse artigo analisa os trabalhos completos produzidos e apresentados no GT Formação de Professores e no GT Políticas Públicas e Gestão Educacional das três últimas edições (2008, 2010 e 2012) do Seminário de Pesquisa da Região Sul, da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – Anped Sul. A partir da produção do estado do conhecimento, nesses dois GTs da Anped Sul, objetivou-se realizar um mapeamento e analisar as produções científicas produzidas sobre a formação de professores, no que diz respeito à formação inicial do curso de Pedagogia, e inter-relações com os preceitos da Gestão Educacional e Gestão Escolar. Como resultados relevantes, verificou-se o enfoque das Diretrizes Curriculares no Curso de Pedagogia como um documento norteador deste curso; ambiguidades nas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia no que se refere à docência, gestão e pesquisa; necessidade de comunicação e interação entre os professores gestores para compreensão da gestão da escola; alargamento/sobrecarga de funções docentes; novas demandas quanto à formação e atuação do pedagogo; necessidade de reflexões acerca da formação do pedagogo que será formado. Com a análise dos trabalhos, compreende-se que estes sinalizam novos olhares para a formação de professores, especificamente no curso de Pedagogia e na Formação do Pedagogo, uma vez que é perceptível a fragmentação e fragilidades pedagógicas nos currículos dos cursos de Pedagogia e o quanto é complexo compreender a gestão educacional e escolar na totalidade, se estas inter-relações não estiverem imbricadas num curso de formação de professores, desde a sua cultura organizacional e a consecução dos seus processos formativos.

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Biografia do Autor

Andressa Wiebusch, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Aluna do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria

Marilene Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar (ADE), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2014-09-23

Como Citar

Wiebusch, A., & Dalla Corte, M. G. (2014). O Estado do Conhecimento sobre o curso de Pedagogia e a Gestão Educacional/Escolar neste curso de formação. Educação Por Escrito, 5(2), 212–227. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.17760