Bullying: reflexões sobre a violência no contexto escolar

Autores

  • Josi Rosa de Oliveira PUCRS
  • Magda Altafini Gomes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões acadêmicas sobre a violência, trazendo nas primeiras seções um panorama parcial, definições e considerações sobre a temática, enfocando nas seções que se seguem, a violência nos espaços escolares, suas contextualizações e possíveis soluções coletivas. O Bullying é apresentado como um problema social que invadiu a escola, ocasiando vários problemas de ordem estrutural, política e pedagógica. Reflexões são feitas com o objetivo de se conhecer o problema, as suas implicações no processo de desenvolvimento da criança e do adolescente; caracterizando o bullying, o mobbing, o cyberbullying e o comportamento dos bullies. Apresenta algumas considerações em relação às estratégias que possam contribuir na prevenção e na intervenção do bullying na escola, que passa pela capacitação dos professores, orientação dos alunos, políticas de prevenção e educação para a paz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josi Rosa de Oliveira, PUCRS

Mestranda em Educação pela PUCRS; Especialista em Educação a Distância-SENAC/EAD; Professora Estadual do Ensino Profissional e Médio e Tutora no Curso de Pós Graduação em Mídias na Educação-UFSM.

Magda Altafini Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação pela PUCRS; com especialização em Psicopedagogia Clínica e Instituicional pela FEEVALE, licenciatura em Letras Língua Inglesa e literaturas da língua inglesa pela FACOS/Osório.

Downloads

Publicado

2012-02-29

Como Citar

de Oliveira, J. R., & Gomes, M. A. (2012). Bullying: reflexões sobre a violência no contexto escolar. Educação Por Escrito, 2(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/7947

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)