A Educação como medida de eliminação do racismo:uma questão de direitos humanos

Ana Luiza dos Santos Julio, Marlene Neves Strey

Resumo


Esse artigo pontua a dificuldade por que passam as pessoas negras no Brasil, em função do entendimento, preconceituoso, da supremacia branca. Aborda como as questões de discriminação e de preconceito vão sendo construidas no dia a dia, e de que maneira tais construções prejudicam as capacidades desses sujeitos negros, oprimidos, romperem com tal opressão. Indica o caminho das ações afirmativas como medidas de superação do racismo, atraves de trabalhos de consciência de pertencimento racial, além da inclusão educacional em todos os níveis, como medida de qualificação do coletivo negro Sobretudo, aponta a necessária assunção dos não negros em reconhecer o racismo, o preconceito e a discriminação como medidas que apartam as pessoas, sendo necessário que aprendamos viver em reais condições de igualdade racial.

Texto completo:

PDF


>

e-ISSN: 2179-8435

*********************************

Avaliação do Qualis CAPES - 2016

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - B2

ÁREA CAPES – Ensino

CLASSIFICAÇÃO – B1


Indexado em:
 

REDIB 

 *********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS