Teoria da Perspectiva de Tempo Futuro: aplicações preliminares e reflexões voltadas à pesquisa no ensino superior

Autores

  • Rafael Eduardo Schmitt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Resumo

O presente artigo aborda uma Teoria pouco explorada dentre a temática da motivação em contextos educativos: a Perspectiva de Tempo Futuro. Nesse panorama teórico, explicitam-se os principais conceitos que fundamentam contemporaneamente a noção de perspectiva futura, tendo como base as contribuições de Joseph Nuttin, Willy Lens e outros pesquisadores. Posteriormente, relacionam-se os conceitos apresentados com uma investigação preliminar realizada com estudantes universitários. Essa investigação, orientada pelo método quantitativo e de caráter descritivo-exploratório, buscou verificar relações entre o grau de importância atribuído a diferentes áreas contidas na formação acadêmica com as perspectivas futuras quanto à atuação profissional. Os resultados, ao mostrarem-se parcialmente coerentes com a Teoria apresentada, possibilitaram refletir sobre a importância da utilização dessa perspectiva teórica em investigações ligadas ao ensino superior.

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Biografia do Autor

Rafael Eduardo Schmitt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Educação fisica - Educação

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Publicado

2010-08-17

Como Citar

Schmitt, R. E. (2010). Teoria da Perspectiva de Tempo Futuro: aplicações preliminares e reflexões voltadas à pesquisa no ensino superior. Educação Por Escrito, 1(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/7351

Edição

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