Compartilhando experiências em sala de aula à luz do engajamento e da liderança estudantil: um estudo do autorreconhecimento dos acadêmicos do curso de Hotelaria da UFPE, Brasil

Maria Helena C. da Silva Belchior, Ana Rosa Cavalcanti da Silva, Maria Auxliadora Soares Padilha

Resumo


Os relatos desse estudo são centrados numa reflexão a partir de propostas educativas envoltas à uma dinâmica em que o engajamento do estudante aproxime o acadêmico do seu aprendizado, tendo o docente como partícipe mediador da ação. Tem como objetivo central avaliar o autorreconhecimento dos alunos da disciplina de Gestão do Lazer e da Recreação nas Empresas de Hospitalidade, no curso de Bacharelado em Hotelaria, da Universidade Federal de Pernambuco, a partir de uma prática educativa proposta à luz das relações existentes entre o engajamento estudantil e a liderança. Quanto aos procedimentos metodológicos optou-se pela abordagem quantitativa utilizando-se de um survey contendo 12 questões estruturadas a partir da Escala de Likert de cinco pontos. A amostra, do tipo não probabilística, foi definida por conveniência e composta por todos os discentes (19) que cursaram o componente curricular fruto de investigação. A aplicação dos formulários ocorreu em maio e junho de 2018 e análise dos dados em julho do corrente ano. Para a análise dos resultados foi utilizado o programa Microsoft Excel. A partir dos resultados avaliados é possível afirmar o êxito da atividade acadêmica proposta na disciplina promovida de maneira coletiva e discutida entre os sujeitos docente e discentes, a experiência de um trabalho construído a várias mãos. Ademais a necessidade de ampliação de propostas acadêmicas mais aproximadas à realidade do futuro profissional traz consigo a possiblidade de, ainda em sala de aula, se estudar, numa perspectiva mais aprofundada, cenários reais e possíveis de serem experenciados.


Palavras-chave


Engajamento estudantil; Liderança; Autorreconhecimento; Docência; Experiência.

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