Hibridismo tecnológico no cotidiano da sala de aula: analisando potencialidades e limites das tecnologias

Autores

  • Fabrícia Py Tortelli Noronha IFRS - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre
  • Luciana Backes Universidade LaSalle – Unilasalle, Canoas, RS
  • Cledes Antonio Casagrande Universidade LaSalle – Unilasalle, Canoas, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31507

Palavras-chave:

Hibridismo tecnológico, Construção do conhecimento, Algoritmos, Tecnologias.

Resumo

O presente artigo explora o conceito de hibridismo tecnológico no cotidiano da sala de aula mediante potencialidades e limites das tecnologias analógicas (caneta e papel) e digitais (VisuAlg, Scratch e Kit Lego), no âmbito da dissertação intitulada A construção do conhecimento de algoritmos no contexto do hibridismo tecnológico: análise da prática pedagógica aplicada no IFRS, realizada no programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa “Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação”. O estudo caracterizou-se como sendo do tipo estudo de caso e tem como fundamentação teórica os pressupostos da epistemologia genética de Jean Piaget. Os dados coletados foram submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2006). Para a coleta dos dados empíricos, foram apresentadas tecnologias analógicas e digitais, as quais serviram de base tecnológica para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem de algoritmos na disciplina de “Lógica de Programação”. O contexto do hibridismo tecnológico potencializou a construção do conhecimento de algoritmos, sobretudo pela pluralidade de representação do conhecimento, contemplando variadas estratégias e linguagens para a aprendizagem, oportunizando o protagonismo no sujeito e atribuindo significado ao conhecimento.

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Biografia do Autor

Fabrícia Py Tortelli Noronha, IFRS - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul, IFRS, campus Porto Alegre. Especialista em Administração de Marketing pela Ulbra. Mestre em Educação pela UniLasalle na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação.Doutoranda em Educação pela UniLasalle.

Luciana Backes, Universidade LaSalle – Unilasalle, Canoas, RS

Professora titular da Universidade LaSalle – Unilasalle, Canoas, RS, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Centre Edgar Morin – Paris. Doutora em Educação pela UNISINOS e doutora em Science de l’éducation pela Université Lumière Lyon 2.

Cledes Antonio Casagrande, Universidade LaSalle – Unilasalle, Canoas, RS

Professor do PPG em Educação da Universidade LaSalle - Unilasalle, de Canoas, RS, Brasil; Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-Doutor pelo Unilasalle e Vice-Reitor dessa mesma instituição.

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

Noronha, F. P. T., Backes, L., & Casagrande, C. A. (2019). Hibridismo tecnológico no cotidiano da sala de aula: analisando potencialidades e limites das tecnologias. Educação Por Escrito, 9(2), 270–282. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31507

Edição

Seção

Docência Universitária e o Envolvimento Estudantil