A docência universitária e a experiência: o olhar sobre uma prática educativa desenvolvida pelo professor Jorge Larrosa

Izandra Alves, Fabiane Verardi Burlamaque

Resumo


A experiência requer que aquele disposto a vivenciá-la esteja também propenso a abrir-se ao desconhecido e ao inusitado. É preciso correr riscos, pois ela é passional e, por isso, desencadeadora dos sentimentos e emoções os quais nem sempre dominamos. Possibilitar a vivência de experiências está cada vez mais difícil na atualidade visto que ela exige o silêncio, a parada, o olhar-se a fim de que algo aconteça naquele que a vive. Estamos quase sempre apressados e sem tempo para as experiências diárias que nos são oferecidas. Diante disso, pretendemos discutir nesse artigo a possibilidades de fazer da experiência uma prática educativa que possa ser adotada por educadores de distintas áreas e em diferentes níveis de educação. Para tanto, descrevemos uma atividade de leitura e discussão teórica acerca de alguns textos que compõem o corpus da disciplina ministrada pelo professor pesquisador Jorge Larrosa Bondia, da Universitat de Barcelona, com alunos do curso de Pedagogia Social dessa mesma universidade. A partir da prática proposta por Larrosa procuramos discutir conceitos acerca da leitura e da experiência como possibilidades para que o aluno leitor universitário seja tocado e movido ao seu interior por meio do texto e, assim, realmente possa, a partir dele, construir conhecimento, formar ou/e transformar-se, sendo, então, o agente de sua prática educativa.


Palavras-chave


Leitura; Experiência; Jorge Larrosa; Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Modernidad líquida. Buenos Aires. Fondo de Cultura Económica. 1999.

JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: UNESP, 2002.

LARROSA, Jorge. Tremores. Escritos sobre a Experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Tradução Maria Carmem Silveira Barbosa e Suzana Beatriz Fernandes. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n 2, p. 04-27, jul./dez. 2011.

LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. México: FCE, 2003.

SENNET, Richard. O artífice. 2. ed. Rio de Janeiro: Record: 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31420

>

e-ISSN: 2179-8435

*********************************

Avaliação do Qualis CAPES - 2016

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - B2

ÁREA CAPES – Ensino

CLASSIFICAÇÃO – B1


Indexado em:
 

REDIB 

 *********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS