Contribuições do PIBID para a prática pedagógica de professores em início de carreira

Autores

  • Ricardo Luiz de Bittencourt UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE http://orcid.org/0000-0001-6279-9346
  • Giana Medeiros Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.30647

Palavras-chave:

PIBID, Formação de professores, Professores iniciantes.

Resumo

O Estado brasileiro vem desde a metade da década de 1990 implementando políticas que têm a pretensão de regular a formação de professores. Uma das iniciativas do governo federal que diz respeito à formação de professores é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O objetivo deste artigo é analisar as contribuições desse programa para a prática pedagógica de professores em início de carreira. O estudo se ampara em Nóvoa (1992), Garcia (1999), Romanowski (2012), entre outros. Utiliza-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com professores em início de carreira, em sua maioria atuante na área há aproximadamente um ano, formados no Curso de Letras – Português/Inglês da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC – e egressos do PIBID – Subprojeto Interdisciplinar. Os resultados da pesquisa mostram que o PIBID age diretamente na formação de professores e prepara os bolsistas para o início de carreira, o que aumenta sua vivência no espaço escolar e proporciona um conhecimento prévio de como é ser professor.

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Biografia do Autor

Ricardo Luiz de Bittencourt, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE

Graduado em Pedagogia e Filosofia;

Doutor em Educação

Docente Pesquisador do PPGE UNESC

Giana Medeiros, Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC

Graduada em Letras / UNESC

Professora da Rede Pública Estadual

Referências

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

Bittencourt, R. L. de, & Medeiros, G. (2019). Contribuições do PIBID para a prática pedagógica de professores em início de carreira. Educação Por Escrito, 9(2), 418–435. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.30647

Edição

Seção

Artigos