Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação continuada de professores supervisores

Autores

  • Jones Baroni Ferreira de Menezes
  • Josefa Bento da Silva

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.28180

Palavras-chave:

Docente, Metodologias de ensino, Política educacional, Formação.

Resumo

A formação continuada de professores faz parte de uma contínua necessidade de desenvolvimento profissional, levando os docentes a refletirem criticamente sobre a própria prática pedagógica. O presente trabalho objetivou investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na formação continuada de oito professores supervisores participantes dos subprojetos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, campi da Universidade Estadual do Ceará (FECLI/UECE). Esta investigação caracteriza-se como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir de questionário e analisados de forma descritivo-interpretativa. Diante dos resultados, observou-se que o PIBID contribuiu de forma positiva e progressiva no tocante à formação continuada de professores supervisores, pirncipalmente no tocante à atualização dos conteúdos da área, bem como das metodologias e dos recursos pedagógicos que podem ser inseridos em sua rotina de sala. Assim, há uma práxis docente diante das experiências compartilhadas com bolsistas de Iniciação à Docência no recinto escolar, evoluindo-os e qualificando sua prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel. Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, 2005.

ALVARENGA, Estelbina Miranda. Metodologia da investigação quantitativa e qualitativa. 2. ed. Assuncion: Grafica Sab, 2012.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/Modalidade_1datahora_14_08_2014_16_05_37_idinscrito_3036_45d18385660a9bacf45b064e6ff403dd.pdf>. Acesso em: 3 de mar. 2015.

BAIOTTO, Cléia Rosani; DELLA MÉA, Adriana Riguer. A produção de jogos didáticos para o ensino de genética: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cataventos – Revista de Extensão da Universidade de Cruz Alta, n. 1, 2009.

BEHRENS, Marilda Aparecida. A. Metodologia de projetos: o processo de aprender a aprender. In: TORRES, P. L. (Org.). Algumas vias para entretecer o pensar e o agir. Curitiba: Senar-PR, 2007.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Superior (Capes). 2013 Disponível em: <http://www.capes.gov.br>. Acesso em: 2 de fev. 2015.

______. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em:

<http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf>. Acesso em: 8 fev. 2015.

______. Edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. 2011. Disponível em: <http://www.uece.br/pibid/dmdocuments/Proposta%20Institucional%20UECE%202011.pdf>. Acesso em: 5 maio 2014.

______. Edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. 2009.

______. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2009. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 5 maio 2014.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lex: Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), Brasília, 1996.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

FERREIRA, Liliana Soares. Gestão do pedagógico, trabalho e profissionalidade de professoras e professores. Revista Iberoamericana de Educación, n. 45, p. 217-228, 2007.

FIOR, Camila Alves; MERCURI, Elizabeth. Formação universitária e flexibilidade curricular: importância das atividades obrigatórias e não obrigatórias. Psicologia da Educação, n. 29, p. 191-215, 2009.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade

escola na perspectiva da formação com educadores/as. Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, ed. esp.,

p. 25-39, 2017.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Unesco, 2011.

GLAT, Rosana; MAGALHÃES, E. F. C. B.; CARNEIRO, Rogéria. Capacitação de professores: primeiro passo para uma educação

inclusiva. Perspectivas multidisciplinares em educação especial (p. 373-378). 1998.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

______. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001 (Coleção Questões da Nossa Época, v. 77). Disponível em: <http://www.uninove.br/PDFs/Mestrados/Educa%C3%A7%C3%A3o/Anais_VII_Coloquio/Manuela%20Sousa_nao%20timbrado.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e estão da escola – teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

LIMA, Maria Socorro Lucena. A formação contínua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

MENEZES, Jones Baroni Ferreira; SILVA, Josefa Bento; ALENCAR, Maria Mirtes Rodrigues; LEMOS, Adna Ferreira; MARTINS, Maria Márcia Mele Castro; SILVA, Ricardo Rodrigues; SILVA, Fernando Roberto Ferreira. Metodologias alternativas para o ensino de evolução e ecologia: uma experiência de bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Fecli/Uece. In: Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores, Águas de Lindoia, 2014.

MURCIA, Juan Antônio Moreno. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.

NEITZEL, Adair Aguiar; FERREIRA, Valéria Silva; COSTA, Denise. Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na educação básica. Conjectura: filosofia e educação, v. 18, n. esp., p. 98-121, 2013.

NÓVOA, Antonio. Concepções e práticas da formação contínua de professores: In: Nóvoa , A. (Org.). Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Portugal: Universidade de Aveiro, 1991.

______. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

______. Os professores e as histórias da sua vida. In: ______ (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.

PAIVA, Andréia Carla de; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Profissionais da educação física e esportes: formação e prática – uma análise da produção acadêmica de 1996 a 2001. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001. CD-ROM.

PAREDES, Giuliana Gionna Olivi. Um estudo sobre o Pibid: saberes em construção na formação de professores de Ciências. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. 2012. 183 f. Disponível em:

<http://www.ppgecm.ufpr.br/Disserta%C3%A7%C3%B5es/009_GiulianaGionnaOlivi aredes.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2015.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Carmargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

ROSITO, Berenice Alvares. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (Org.). Construtivismo e ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008.

SACRISTAN, Jose Gimeno. A educação que temos, a educação que queremos. In: IMBERNON, Francisco (Org.). A educação do século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artemed, 2000.

SANTOS, Luciola. Dilemas e perspectivas na relação ensino e pesquisa. In: ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática de professores. Campinas: Papirus, 2001.

SARTORI, Ademilde; ROESLER, Jucimara. Mídia e educação: linguagens, cultura e prática pedagógica. In: TORRES, P. L. (Org.). Algumas vias para entretecer o pensar e o agir. Curitiba: Senar-PR, 2007.

SCHIMIT, Magda; FREITAS, Deisi Sangoi. A participação em projetos de pesquisa durante a graduação em Pedagogia e sua contribuição para a formação docente: um relato autobiográfico. In: Fórum Internacional de Pedagogia , VI., 2014, Santa Maria/RS. Disponível em:

<http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Modalidade_2datahora_24_05_2014_08_31_36_idinscrito_649_fe1ace422287563fb82ac564daab7cbb.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2015.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Como associar ensino com pesquisa na formação inicial e continuada de professores de Ciências? In: Encontro Regional de Ensino de Ciências , 2., 1996, Piracicaba. Atas... Piracicaba: Unimep, 1996. Vol. 1, p. 27-35.

SELLES, Sandra Escovedo. Formação continuada e desenvolvimento profissional de professores de Ciências: anotações de um projeto. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 1-15, 2000.

SEVERINO, Antônio Joaquim; PIMENTA, Selam Garrido. Apresentação da coleção. In: DELIZOICOV, Demetrio; ANGOTTI, Jose Andre; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 11-19.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2001.

SILVA, Carla Melo; MERTINS, Simone; DOS SANTOS, Grace Oliveira Paim; SORGETZ, Clara Denise; ROBAINA, Jose Vicente Lima; DA SILVA Monica Galon; MONTIPÓ, Alessandra Medianeira. O lúdico na prática educativa: gincana de Ciências. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, v. 1, n. 1, 2013.

SILVA, Ana Maria Costa. A formação contínua de professores: uma reflexão sobre as práticas e as práticas de reflexão em formação. Educação & Sociedade, v. 21, n. 72, p. 89-109, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont. Formação dos professores e contextos sociais. Porto: Rés, 2001.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

VEIGA, Ilma Passos; AMARAL, Ana Lucia (Org.). Formação de professores: políticas e debates. 5. ed. Campinas: Papirus, 2011.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Menezes, J. B. F. de, & Silva, J. B. da. (2017). Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação continuada de professores supervisores. Educação Por Escrito, 8(2), 225–243. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.28180

Edição

Seção

Artigos