Uma outra ambiência nas pesquisas educacionais: acerca do pesquisar com Deleuze e Guattari

Autores

  • Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo (FE-USP)

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.25491

Palavras-chave:

Gilles Deleuze, Félix Guattari, Conceito, Problema.

Resumo

Este ensaio procura sondar certa especificidade do dispositivo conceitual elaborado por Gilles Deleuze, em parceria ou não com Félix Guattari. Partindo da pressuposição de que as noções deleuzeanas e deleuzeguattarianas, não obstante comportarem uma incitação às experimentações radicais de pensamento, possuem um lastro intelectivo que demanda certa prudência investigativa ou analítica por parte dos pesquisadores, propõe-se pensar como estes elementos – experimentação e exegese –, aparentemente antagônicos, convivem no interior do aparato conceitual de Deleuze e Guattari. Sugere-se também uma análise sobre quais as implicações dessa convivência para aqueles interessados em trabalhar com esses autores, mormente no campo educacional. A hipótese a ser experimentada é a da existência de uma pressuposição recíproca entre exegese e experimentação, vigorando no interior da filosofia da diferença, conforme nota-se alhures (referência omitida), o que, por sua vez, demanda por parte do pesquisador operar com aquilo que Luiz B. Orlandi (2000) denominou de composição elementar dos encontros. Essa composição exige a invenção de um par questão-problema singular, resultado do encontro com uma violenta urgência vital que impele um vivente a pensar. Concomitantemente, é capaz de conduzir a um processo de criação conceitual, único movimento capaz de propiciar novos modos de existência aptos a fazer frente àquela mesma urgência vital encontrada. Esse processo implica operar com outra concepção do que significa pensar, colocando experimentação e criação ao lado de compreensão e recognição. Justifica-se tal discussão, uma vez que, costumeiramente, tende-se, nas pesquisas, a operar com algumas noções elaboradas por Deleuze e/ou Deleuze-Guattari de maneira mecânica, transmutando o princípio plástico do conceitual deleuze-guattariano, seu lastro experimental, em uma espécie de fundamento metafísico, e ressaltando apenas seu lastro intelectivo. A fim de evitar essa confusão, pretende-se apresentar a especificidade da relação questãoproblema-conceito. Busca-se discutir como essa tríade pode ser apreendida na noção deleuze-guattariana de conceito, atentando tanto para a sua definição formal quanto para a sua definição modal e ressaltando como o próprio Deleuze lidou em seu percurso intelectual com essas questões, sobretudo em seu trabalho conjunto com Félix Guattari. Por fim, buscando estabelecer uma interlocução com o campo educacional, procura-se pensar os modos como Deleuze e Guattari têm sido evocados e utilizados por muitos pesquisadores do campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci, Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo (FE-USP)

Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Bolsista FAPESP. Integra o Coletivo de Pesquisadores sobre Educação e Relações de Poder - CoPERP.

Referências

CRAIA, Eladio. A problemática ontológica em Gilles Deleuze. Cascavel: Edunioeste, 2002.

DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 2012.

______. Derrames entre el capitalismo y la esquizofrenia. Buenos Aires: Cactus, 2013.

______. Deux eégimes de fous. Paris: Éditions de Minuit, 2003.

______. Diferença e repetição. São Paulo: Graal, 2006.

______. Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Taurus Editora, 1976.

______. O ato de criação. In: Folha de São Paulo, Caderno Mais!, 27 de junho de 1999, p. 6-9.

______. O atual e o virtual. In: ALLIEZ, Eric. Deleuze filosofia virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.

______. Spinoza el le problème de l'expression. Paris: Éditions de Minuit, 1968.

______. Spinoza: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 2007. Vol. 3.

______. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 2008. Vol. 4.

______. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 1997. Vol. 5.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio D'água, 2004.

DESCOMBES, Vincent. Lo mismo y lo otro: cuarenta y cinco años de filosofia francesa (1933-1978). Madri: Catedra, 1998.

DIAS, Susana Oliveira; MARQUES, Davina; AMORIM, Antonio Carlos (Org.). Conexões: Deleuze e arte e ciência e acontecimento

e... Petrópolis, RJ: De Petrus; Brasília, DF: CNPq/MCT; Campinas, SP: ALB, 2012.

FELÍCIO, Carmelita (Org.). Filosofia entre o ensino e a pesquisa: ensaios de formação. Goiás: Edições Ricochete, 2012.

GALLO, Silvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GAUTHIER, Jacques. O oco do vento: metodologia de pesquisa sociopoética e estudos multiculturais. Curitiba: Editora CRV, 2012.

MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo. São Paulo: Cia das Letras, 2004.

ORLANDI, Luiz. B. Linhas de ação da diferença. In: ALLIEZ, Eric (Org.). Gilles Deleuze: uma vida filosófica. São Paulo: Editora 34,

,. p. 49-64.

PACHECO, Fernando Torres. Personagens conceituais: filosofia e arte em Deleuze. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2013.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Vírgina; ESCÓSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e

produção de subjetividades. Porto Alegre: Sulina, 2012.

RIBEIRO, Cintya Regina. ‘Práticas de pensamento’ e o debate curricular: contribuições a partir de Foucault-Cortázar. In: Pró-posições, Campinas, v. 25, n. 1, p. 219-237, 2014.

(Quatro referências omitidas para garantia de anonimato.)

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Vinci, C. F. R. G. (2017). Uma outra ambiência nas pesquisas educacionais: acerca do pesquisar com Deleuze e Guattari. Educação Por Escrito, 8(2), 189–208. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.25491

Edição

Seção

Artigos