O ensino da arte no Colégio Pedro II: resistência e mudança

Autores

  • Maria do Carmo Potsch de Carvalho e Silva Universidade Santa Úrsula
  • Laélia Portela Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.23160

Palavras-chave:

Colégio Pedro II, ensino da arte, arte/educação.

Resumo

O artigo apresenta uma análise crítica da trajetória do ensino da arte no Colégio Pedro II (CPII), do ensino do Desenho à atual disciplina Artes Visuais. Buscou-se relacionar as tendências nacionais e internacionais às políticas e às práticas do ensino dessa disciplina no CPII, em suas diversas fases e modalidades. A metodologia incluiu estudo de documentos e entrevistas com professores e ex-professores. Após breves anotações sobre o ensino da arte, detalha-se a trajetória da disciplina, a partir da análise de conteúdo da documentação e das entrevistas realizadas. Os resultados mostram que as diversas fases e denominações apresentadas pelo ensino da arte, nesse educandário, refletiram as políticas nacionais, influenciadas pelas tendências internacionais, e também que seus professores influenciaram as políticas e a formulação dos conteúdos dessa disciplina por meio de sua ação pedagógica e política.

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Potsch de Carvalho e Silva, Universidade Santa Úrsula

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, PPGE/UNESA.  Graduada em Educação Artística pelo Instituto Metodista Bennett e em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro.  Professora de Artes Visuais do Colégio Pedro II, Unidade Humaitá, Rio de Janeiro. 

Laélia Portela Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pelo IESAE/FGV, Rio de Janeiro. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA), no Rio de Janeiro. Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e Formação de Educadores (PGFE).

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Publicado

2016-05-20

Como Citar

de Carvalho e Silva, M. do C. P., & Moreira, L. P. (2016). O ensino da arte no Colégio Pedro II: resistência e mudança. Educação Por Escrito, 7(1), 88–105. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.23160

Edição

Seção

Artigos