Educação Especial: da prática pedagógica à perspectiva da inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.20575

Palavras-chave:

Educação Especial e Inclusiva, Práticas pedagógicas, Escola inclusiva.

Resumo

Neste artigo objetivou-se trazer para o debate algumas práticas pedagógicas e referenciais que contemplam a educação especial e inclusiva. Utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica, onde se destacou alguns documentos que preconizam tal modelo de educação. Há necessidad que a formação do educador deva ser contínua e que ele flexibilize as formas de trabalhar o currículo direcionando o foco para a aprendizagem, evitando o ensino segregado. A heterogeneidade dos que atuam na educação especial só será possível se todos focarem no mesmo objetivo. Educação inclusiva é o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais, da pré-escola ao ensino superior. Escola inclusiva é aquela onde não existem campos demarcados, é preciso escapar dessa dicotomia, pois todos os educandos fazem parte da escola. Como considerações finais, observouse que há uma grande discussão sobre a educação dos alunos com necessidades especiais e que assim como as outras crianças, os especiais também são capazes de superar as barreiras das próprias limitações. Existe a necessidade da redefinição dos modelos das práticas pedagógicas e que a uniformidade destas práticas sirva apenas para legitimar a discriminação e negar um público existente. Diante do que foi abordado, Mantoan (2003) apresenta algumas reflexões.

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Biografia do Autor

Raimundo Barbosa da Silva Filho, Universidade do Estado do Amapá

Professor e Palestrante - Comportamento Humano e motivação para o Trabalho. Professor nível superior da Faculdade do Estado do Amapá nos COMPONENTES: Didática e Estágio Supervisionado; Faculdade Atual/AP no COMPONENTES;DIDÁTICA - graduação, DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR- Pós-graduação-, nos anos de 2010 à 2012, é Participante como voluntário do Projeto de Policia Comunitária/AP desde 2009; Professor de Educação Profissional do SENAI/AP no nível Técnico - áreas de Administração Empresarial, contabilidade e Gestão de Pessoas. É Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade META, Possui MBA em Gestão Empresarial pela Estácio/FAMAP, Licenciatura Plena em Formação Pedagógica em Educação Profissional pela UNISUL, Contabilista pelo Instituto Getúlio Vargas e Pedagogo pela UFPA. Algumas atuações anteriores: Diretor de Escolar, Administrador de Empresa, Coordenador Pedagógico, Professor de: Educação Básica; Educação em Nível Técnico e Educação Superior.

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Publicado

2015-08-17

Como Citar

Silva Filho, R. B. da, & Barbosa, E. do S. C. (2015). Educação Especial: da prática pedagógica à perspectiva da inclusão. Educação Por Escrito, 6(2), 353–368. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.20575