(In)Disciplina escolar: desafios e possibilidades aos professores do século XXI

Autores

  • Glaé Corrêa Machado PUCRS
  • Mari Margarete dos Santos Forster Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.18145

Palavras-chave:

Disciplina. Indisciplina. Prática Pedagógica. Escola. Universidade.

Resumo

A investigação lida com tensionamentos conceituais, tais como, disciplina/indisciplina, autoridade/ poder/autoritarismo, liberdade/licienciosidade, ordem/desordem, limite/exigência, rigidez/rigor, problematizando-os, confrontando-os ética e epistemologicamente. O referencial teórico tem como base Aquino, Bernstein, Brunner, Correia e Matos, Fischman e Torres, Freire, Foucault, Giorgio, Macedo, Piaget, Silva e Taille. Esse estudo apoiou-se no referencial da pesquisa-ação (Minayo e Thiollent) com professores da Educação Básica do município de Montenegro/RS, que participaram do Projeto de Pesquisa (in)disciplinando a disciplina: processo de construção da prática docente e do cotidiano escolar, parceria entre as Escolas Municipais, a Secretaria Municipal de Educação e a UNISINOS, sendo esta produção parte integrante de nossas considerações sobre o trabalho desenvolvido durante um projeto que durou 03 anos. O estudo analisa as causas geradoras da indisciplina
no ambiente escolar, a forma como cada professor procura lidar com a mesma em sua sala de aula e de que maneira os professores estão se preparando para enfrentar o desafio da indisciplina no contexto educacional.

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Publicado

2015-04-23

Como Citar

Machado, G. C., & Forster, M. M. dos S. (2015). (In)Disciplina escolar: desafios e possibilidades aos professores do século XXI. Educação Por Escrito, 6(1), 118–133. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.18145

Edição

Seção

Artigos