As produções científicas sobre os desafios da Gestão Educacional e inter-relações com a cultura digital no e do curso de Pedagogia

Edenise do Amaral Favarin, Marilene Gabriel Dalla Corte

Resumo


Neste artigo apresenta-se o estado do conhecimento de trabalhos científicos produzidos, no período de 2009 a 2013, no que se refere às inter-relações entre o curso de Pedagogia, a gestão educacional e a cultura digital na formação e atuação de professores. Foi realizada uma busca em produções científicas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no GT 05 – Estado e Política Educacional, no GT 08 – Formação de Professores e no GT 16 – Educação e Comunicação; na biblioteca digital de teses e dissertações da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); artigos publicados na Revista Educação da UFSM e artigos disponibilizados no Scientific Electronic Library online, cotejando-se as principais contribuições e discussões, no sentido de compreender a abordagem dessas produções científicas e os resultados apresentados. A abordagem metodológica utilizada é qualitativa e a pesquisa desenvolvida é do estado do conhecimento. A partir dos preceitos da gestão educacional democrática, os sujeitos dos processos de ensinar-aprender necessitam gerir e relacionar os conhecimentos obtidos em prol da transformação do seu próprio saber, especialmente desafiando-se pela inserção/imersão das tecnologias digitais nos contextos de formação e atuação dos pedagogos.

Palavras-chave


Curso de Pedagogia. Gestão Educacional. Cultura digital. Formação de professores.

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