Conhecimento como invenção: Paul Valéry no ensino da educação contemporânea

Autores

  • Máximo Daniel Lamela Adó Pós-Doutorando da UFRGS e Bolsista PDJ do CNPQ.
  • Maria Idalina Krause de Campos Doutoranda em Educação – UFRGS com Bolsa CAPES/INEP – Membro do Observatório da Educação CAPES/INEP – Núcleo UFRGS.
  • Sandra Mara Corazza CAPES-INEP

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.17787

Palavras-chave:

Valéry. Conhecimento. Invenção. Ensino. Educação.

Resumo

O artigo Conhecimento como invenção: Paul Valéry no ensino da educação contemporânea analisa as possibilidades de um fazer potente em Educação, tendo como foco principal uma criatura de pensamento – o poeta, filósofo e crítico da cultura Paul Valéry. Propõe atuar e operar com um método do informe para o Ensino de uma Educação Contemporânea por meio da utilização da noção de Conhecimento como Invenção, em que o espírito busca inventar um possível e permissivo operar de uma consciência de si com relação aos movimentos
do intelecto que seja ampla, ou seja, com a procura do uso mais pleno de suas faculdades intelectivas. Desse modo, o artigo vale-se do pensar valéryano para o desenvolvimento de uma maneira de lidar com o Ensino de uma Educação Contemporânea com vistas a uma Educação espiritual potente, oriunda, também, de uma self-variance disciplinada. A variação espiritual no Ensino de uma Educação Contemporânea atua e opera a partir da perspectiva valéryana em cruzamentos imaginativos com a filosofia, a literatura e as ciências humanas e sociais. Trata o conhecimento como invenção de uma produção singular que cultua o intelecto na busca do Eu puro – senhor de si – e transita aventureiramente por diversas áreas do saber.

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Publicado

2015-04-23

Como Citar

Adó, M. D. L., Campos, M. I. K. de, & Corazza, S. M. (2015). Conhecimento como invenção: Paul Valéry no ensino da educação contemporânea. Educação Por Escrito, 6(1), 81–97. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.17787

Edição

Seção

Artigos