Diários de Aula: reflexões sobre a prática docente no ensino fundamental

Autores

  • Dirce Hechler Herbertz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.17388

Palavras-chave:

Diários de Aula. Formação de Professores. Reflexão docente. Educação Básica.

Resumo

O presente artigo propõe a uma reflexão acerca da prática docente nos anos iniciais sobre um
recorte a partir de pesquisa realizada com uma professora que atua com 4º e 5º anos do ensino fundamental a qual trabalha com a disciplina de Filosofia. Apresenta-se a análise de resultados parciais sobre essa prática docente compreendendo que os registros dos Diários de Aula contribuem significativamente no processo de reflexão docente sobre sua prática pedagógica. Os dados foram obtidos a partir dos registros dos diários de aula da professora. A metodologia é de cunho qualitativo e a proposta foi que a professora escrevesse seus diários
de aula após ter tido os esclarecimentos na perspectiva de Zabalza (2004).

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Biografia do Autor

Dirce Hechler Herbertz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2014-06-26

Como Citar

Herbertz, D. H. (2014). Diários de Aula: reflexões sobre a prática docente no ensino fundamental. Educação Por Escrito, 5(1), 129–141. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.17388

Edição

Seção

Artigos