Por entre as linhas: imaginário, saberes e fazeres docente

Autores

  • Jordelina Beatriz Anacleto Voos Universidade da Região de Joinville - Univille

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.16949

Palavras-chave:

Educação Física. Prática pedagógica. Diários de classe.

Resumo

Este artigo trata de uma experiência, na prática de pesquisa em educação sobre o exercício de
reflexão de um professor de educação física, referente à sua prática, mediante o registro de atividades. À luz dos procedimentos da Análise de Conteúdo, referencial construído por Bardin (2002), foram analisados os textos de oito diários de classe. Emergiram muitos elementos sobre a prática do professor, dentre eles, destacou-se o significado do espaço físico escolar e a relação, desse espaço, com os saberes e fazeres docentes, trazidos pelo seu autor. Ao analisar os textos dos diários, isto é, apreender, pela e na narração, o que o professor pensa, sente, sabe e faz, enquanto profissional, incorpora-se à interlocução a produção de texto fundamentador, como possibilidade de traduzir, teoricamente, os posicionamentos do pesquisado, produtores de sentido, implícitos e/
ou explícitos na reflexão. Esse exercício, realizado (análise, interpretação e interlocução mediadas, pela devida fundamentação teórica) constituiu o processo de investigação.

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Biografia do Autor

Jordelina Beatriz Anacleto Voos, Universidade da Região de Joinville - Univille

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Joinville (1976), mestrado em Educação pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de
Santa Catarina (2004). Concluiu estudos de Pós-doutorado na Universidade de Atacama (UDA) – Chile (2009). É professora
do quadro de carreira da Universidade da Região de Joinville.

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Publicado

2014-06-26

Como Citar

Voos, J. B. A. (2014). Por entre as linhas: imaginário, saberes e fazeres docente. Educação Por Escrito, 5(1), 111–128. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.16949

Edição

Seção

Artigos