Promover competências em contexto educativo: estudo de três propostas de intervenção

Autores

  • Maria Isabel Simões Dias Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.16596

Palavras-chave:

Competências. Contexto educativo. Programas de intervenção.

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a promoção de competências em contexto educativo, apresentando três propostas de intervenção psicoeducativa, o Programa Going for the Goal – GOAL (DANISH, MEYER, MASH, HOWARD, CURL, OWENS e KENDALL, 1992), o Programa de Promoção de Competências Sociais (MATOS, SILVA, ALÃO, ALVES, SAMPAIO e CARVALHO, 1997) e o Programa Instrutivo para a
Educação e Libertação Emocional – PIELE (HERNÁNDEZ e HERNANDÉZ, 2001). Visando o desenvolvimento pessoal e social dos seus participantes (crianças e jovens), estes programas recorrem a pequenas peças/histórias,
à expressão corporal e à dramatização para o ensino/aprendizagem de competências transversais. Assumindo uma metodologia interventiva contextualizada e ativa, defendem o formador como um facilitador das aprendizagens que centra a sua atenção nos sujeitos aprendentes. Tendo sido implementados em contexto educativo nos EUA e na Europa, os dados da avaliação da sua eficácia revelam ganhos ao nível do desenvolvimento de valores prósociais, do bem-estar, da aquisição de comportamentos sociais e da autovalorização. Essas evidências induzem-nos a acreditar que serão propostas de promoção de competências a conhecer e a utilizar em contexto educativo.

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Biografia do Autor

Maria Isabel Simões Dias, Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Portugal)

Doutorada em Psicologia pela Universidade de Aveiro (Portugal). Docente (professora adjunta) no Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (IPL-ESECS) e elemento do Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV/Institutos Politécnicos de Santarém e Leiria) e da comissão científica do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação - NIDE-IPL (Portugal).

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Publicado

2014-06-26

Como Citar

Dias, M. I. S. (2014). Promover competências em contexto educativo: estudo de três propostas de intervenção. Educação Por Escrito, 5(1), 80–97. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.16596

Edição

Seção

Artigos