Docente e discente: interinfluências nos processos de ensino e de aprendizagem

Autores

  • Karina Pacheco Dohms Colégio marista Assunção
  • Milena Ramos SESC-RS
  • Claus Dieter Stobäus PUCRS/ UNILASALLE
  • Juan José Mouriño Mosquera PUCRS

Resumo

O presente artigo objetivou analisar as influências dos docentes no processo de ensino e de aprendizagem de seus discentes, levando em consideração a importância da formação docente, as situações de mal/bem-estar docente, o papel do professor nos processos de construção do pensamento e da linguagem. Através de um estudo quanti-qualitativo, primeiramente através de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos estudos de Esteve, Jesus, Stobäus e Mosquera, Bakhtin e Vygotsky, e de uma análise de conteúdo, conforme Bardin, realizada no banco de dados da ANPEd nos anos de 2010 e 2011, no Grupo de Trabalho (GT) número 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita. Foi realizada leitura flutuante de todos os trabalhos publicados naqueles dois anos, sendo possível verificar uma diversidade de abordagens nos artigos publicados, tendo maior incidência as publicações referentes à leitura e à escrita. Acreditamos que os docentes devem ter maior perceptibilidade do importante papel que exercem, em especial nos processos de aquisição de leitura e escrita, que devem ser desenvolvidos por eles nas diversas disciplinas, contribuindo para o desenvolvimento de práticas para melhor compreender e aprimorar os processos de pensamento e da palavra, seja falada, lida ou escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Pacheco Dohms, Colégio marista Assunção

Doutoranda em Educação/PUCRS, bolsista CAPES, Mestre em Educação – PUCRS, Especialista em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos – PUCRS, professora de Educação Física do Colégio Marista Assunção.

Milena Ramos, SESC-RS

Mestranda em Educação/PUCRS, bolsista CAPES, revisora de textos do SESC-RS.

Claus Dieter Stobäus, PUCRS/ UNILASALLE

Pós-doutor em Psicologia/Universidad Autónoma de Madrid – Espanha, Doutor em Ciências Humanas/Educação, professor titular da Faculdade de Educação da PUCRS e do Centro Universitário La Salle.

Juan José Mouriño Mosquera, PUCRS

Pós-doutor em Psicologia/Universidad Autónoma de Madrid – Espanha, Doutor em Psicologia da Educação, professor titular da Faculdade de Educação e de Letras da PUCRS

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Dohms, K. P., Ramos, M., Stobäus, C. D., & Mosquera, J. J. M. (2012). Docente e discente: interinfluências nos processos de ensino e de aprendizagem. Educação Por Escrito, 3(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/12183

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)