Perspectiva Discente Sobre a Qualidade das Aulas a Distância no Ensino Semipresencial

Guilherme Brambatti Guzzo, Carla Simone Bittencourt Netto de Souza

Resumo


O ensino semipresencial une características das aulas presenciais e a distância para atender a alunos de distintos estilos de aprendizagem. Essa modalidade tem sido implantada em várias instituições educacionais brasileiras, e cada vez mais alunos cursam disciplinas semipresenciais na graduação. O presente estudo investigou a percepção de graduandos sobre a qualidade das aulas a distância, quando comparadas às presenciais, em disciplinas semipresenciais. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com abordagem naturalístico-construtiva, na qual doze estudantes responderam a um questionário sobre diferentes aspectos das aulas. As respostas dos alunos indicaram que, em geral, eles consideram os momentos presenciais como sendo de melhor qualidade que aqueles a distância. Entre as dificuldades nas aulas a distância, os entrevistados citaram aspectos relacionados à interação entre os envolvidos nas aulas, ao suporte deficiente ao aluno e, principalmente, à habituação deles à nova forma de estudar. Desse modo, para que o ensino semipresencial possa trazer reais benefícios à formação dos graduandos brasileiros, é preciso capacitar alunos e professores para os momentos a distância, além criar uma cultura de valorização da EAD no ambiente acadêmico.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 2179-8435

*********************************

Avaliação do Qualis CAPES - 2015

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - B2

ÁREA CAPES – Ensino

CLASSIFICAÇÃO – B1


Indexado em:
 

REDIB 

 *********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2017 EDIPUCRS