Perspectiva Discente Sobre a Qualidade das Aulas a Distância no Ensino Semipresencial

Autores

  • Guilherme Brambatti Guzzo
  • Carla Simone Bittencourt Netto de Souza

Resumo

O ensino semipresencial une características das aulas presenciais e a distância para atender a alunos de distintos estilos de aprendizagem. Essa modalidade tem sido implantada em várias instituições educacionais brasileiras, e cada vez mais alunos cursam disciplinas semipresenciais na graduação. O presente estudo investigou a percepção de graduandos sobre a qualidade das aulas a distância, quando comparadas às presenciais, em disciplinas semipresenciais. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com abordagem naturalístico-construtiva, na qual doze estudantes responderam a um questionário sobre diferentes aspectos das aulas. As respostas dos alunos indicaram que, em geral, eles consideram os momentos presenciais como sendo de melhor qualidade que aqueles a distância. Entre as dificuldades nas aulas a distância, os entrevistados citaram aspectos relacionados à interação entre os envolvidos nas aulas, ao suporte deficiente ao aluno e, principalmente, à habituação deles à nova forma de estudar. Desse modo, para que o ensino semipresencial possa trazer reais benefícios à formação dos graduandos brasileiros, é preciso capacitar alunos e professores para os momentos a distância, além criar uma cultura de valorização da EAD no ambiente acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Brambatti Guzzo

Biólogo, especialista em Educação a Distância e mestre em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Carla Simone Bittencourt Netto de Souza

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da PUCRS. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Especialista em Educação a Distância e Pedagoga em Multimeios e Informática Educativa pela PUCRS. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Brambatti Guzzo, G., & Bittencourt Netto de Souza, C. S. (2012). Perspectiva Discente Sobre a Qualidade das Aulas a Distância no Ensino Semipresencial. Educação Por Escrito, 3(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/11838

Edição

Seção

Artigos