Educação e linguagem: uma reflexão teórica acerca da formação das identidades das crianças sem-terra

Jaqueline Cerezoli, Eliane Cardoso Brenneisen

Resumo


ESTE TRABALHO REALIZA UMA REFLEXÃO TEÓRICA A RESPEITO DA FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES DAS CRIANÇAS SEM-TERRINHA, TENDO EM VISTA O MODELO EDUCACIONAL PROPOSTO PELO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TERRA. A ESCOLHA DESTE TEMA DEU EM VIRTUDE DA ABORDAGEM EDUCACIONAL QUE O MST TEM MANTIDO EM SUAS ESCOLAS, QUE ATRIBUI ACENTUADA IMPORTÂNCIA À FORMAÇÃO DE JOVENS E CRIANÇAS COMO MILITANTES. BUSCA-SE VERIFICAR DE QUE MANEIRA A FORMAÇÃO MILITANTE OFERECIDA NAS FRONTEIRAS DO ACAMPAMENTO INFLUENCIA NA FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES. O ARTIGO, À LUZ DAS BIBLIOGRAFIAS APRESENTADAS, PRETENDE PROBLEMATIZAR O TEMA OBSERVANDO-O TANTO PELO PRISMA DE AUTORES QUE DEFENDAM A CHAMADA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO, QUANTO POR OUTROS QUE DETÉM UMA POSIÇÃO MAIS CRÍTICA EM RELAÇÃO À ABORDAGEM EDUCACIONAL PRETENDIDA PELO MST. POR MEIO DESTE ARTIGO FOI POSSÍVEL VERIFICAR A NECESSIDADE DE MAIORES ESTUDOS E PESQUISAS EM RELAÇÃO AO MODELO EDUCACIONAL VEICULADO PELO MST, POIS APESAR DE FÉRTIL O CAMPO DE PESQUISAS QUE APÓIAM A EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO, AINDA É ESCASSA A BIBLIOGRAFIA DEDICADA A ANALISAR TAL ABORDAGEM EDUCACIONAL.

Texto completo:

PDF


>

e-ISSN: 2179-8435

*********************************

Avaliação do Qualis CAPES - 2016

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - B2

ÁREA CAPES – Ensino

CLASSIFICAÇÃO – B1


Indexado em:
 

REDIB 

 *********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS