Interacionismo Simbólico: história, pressupostos e relação professor e aluno; suas implicações.

Autores

  • Carmem Lúcia da Silva Fundação Heleha Antipoff

Resumo

O presente artigo é uma reflexão a partir dos pressupostos do Interacionismo Simbólico e de pesquisas realizadas por diferentes estudiosos, dos comportamentos interativos de professores e alunos em sala de aula. Como percurso metodológico, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, busca de dados estatísticos, leituras de periódicos e artigos. Foi possível perceber que as formas de interação simbólica, na relação professor e aluno, em diferentes situações, representam a reprodução das desigualdades, a marginalização, o sucesso e o fracasso escolar. As expectativas dos professores exercem influência considerável na dinâmica das relações e na aprendizagem.

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Biografia do Autor

Carmem Lúcia da Silva, Fundação Heleha Antipoff

Formação Acadêmica/Titulação 2007-2009 Mestrado em Educação - Eixo: Educação, Ciências e Tecnologias Pesquisa: Interações na Educação on-line em um curso de pós-graduação PUC/MG – Conclusão em 30/07/09 2005 -2006 Especialização em Educação a Distância. SENAC 2001-2002 Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino. Universidade Salgado de Oliveira 1996-1999 Graduação em Pedagogia. Universidade Presidente Antõnio Carlos Atuação Profissional Fundação Helena Antipoff Cargo: Professora de Informática na Educação Cursos: Educação física, Matemática, Pedagogia e Letras Período: 01 de agosto de 2010 até os dias atuais ________________________________________ Projeto UCA – PUC/MG Cargo: Formadora Função: Responsável pelo desenho instrucional de curso de capacitação dos professores e pelo desenvolvimento do curso na modalidade online Início: julho 2010 a dezembro de 2010 – Reinício: Abril de 2011 aos dias atuais Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC – MG Cargo: Tutora do curso de Especialização em Docência Profissional Função: Responsável pela orientação e acompanhamento do desenvolvimento das atividades, esclarecimento de dúvidas pedagógicas, organização e mediação de fóruns, correção das atividades e avaliação das competências desenvolvidas pelos alunos. Início: Maio de 2011 a dezembro de 2011 1. Fundação Roberto Marinho/Instituto Hartman Programa PEPEJA – Telecurso TEC Cargo: Coordenadora de orientadores de aprendizagem na modalidade EaD e presencial Função: Responsável por orientar educadores da rede estadual de ensino do Estado de Minas Gerais que participam do PEPEJA TelecursoTec e pelo planejamento e execução do Processo de Formação Continuada de orientadores de aprendizagem no AVA TelecursoTec e capacitações presenciais. Período: Início em julho de 2009 Término: Dezembro de 2010 AMAS – Associação Municipal de Assistência Social Consultoria para a Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Programa Jovem Aprendiz Período: Janeiro a Março de 2010 UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos de Contagem Cargo: Professora do sexto período do curso de Pedagogia Disciplina: Gestão, ética e relações interpessoais Período: Segundo semestre de 2009 ________________________________________ FEAD- Faculdade de Estudos Administrativos – Belo Horizonte Cargo: Coordenadora do Núcleo de Orientação e Treinamento ao Estudante Função: Responsável pelo bom andamento do Núcleo de Orientação e Treinamento ao Estudante, Captação e divulgação de oportunidades de estágio e emprego, atendimento e orientação profissional aos acadêmicos, seleção de estagiários, manter atualizado banco de currículo para encaminhamentos. Elaboração de Projetos e Regulamentos, Estabelecer Convênios, Assinar Termos de Compromisso de Estagio, Desenvolvimento e Análise de Pesquisas com os alunos e egressos, Coordenação de Reuniões com Coordenadores de Curso e Professores, Orientadores e Supervisores de Estagio. Promover capacitação de parceiros para concessão de estágios, para os acadêmicos e professores. Período: 03/2006 – 03/2009 ________________________________________ Pontifícia Universidade Católica Docência/Estágio- Informática na Educação - quinto período do curso de Pedagogia da PUC/MG - Atividades desenvolvidas: Planejamento, acompanhamento e ministrar aulas na disciplina, avaliação de atividades desenvolvidas pelas acadêmicas, elaboração de manuais, pesquisa e organização de textos para fundamentação teórica das aulas, organização de fichas de avaliação de softwares educativos, analisar softwares educativos, aprofundar conhecimentos práticos sobre a Linguagem Logo de Programação e uso de software para mapa conceitual e participação na avaliação da aprendizagem. Período: Março a Junho de 2008 Carga horária – 30 horas ________________________________________ UNITINS Professora- Graduação em Pedagogia Disciplinas: Processos e Metodologias de Alfabetização, Didática, Fundamentos do Trabalho Acadêmico Modalidade: Educação a Distância - Período: 06/2004 –6/2006 Professora- Graduação Normal Superior: Disciplinas: Avaliação da Educação Escolar, Estágio Supervisionado e Teoria do Currículo Modalidade: Educação a Distância Período: 6/2003 – 06/2004 Extensão Universitária – Programa Juventude cidadã Função: Ministrar teleaulas Orientação e Acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos com os jovens que participam do programa (através de suporte pedagógico). Período: 03/2005 -02/2006

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Publicado

2012-12-23

Como Citar

da Silva, C. L. (2012). Interacionismo Simbólico: história, pressupostos e relação professor e aluno; suas implicações. Educação Por Escrito, 3(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/11243

Edição

Seção

Artigos