Literatura infantil e experiências cotidianas: relações estabelecidas por crianças

Autores

  • Debora Perillo Samori Universidade de São Paulo

Resumo

RESUMO: ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR ALGUMAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE CRIANÇAS, SUAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS E LITERATURA INFANTIL. FORAM UTILIZADOS DADOS PARCIAIS DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO COM BASE NO REFERENCIAL DE PESQUISA COM CRIANÇAS E NA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE UM GRUPO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO). OBSERVAÇÃO, DIÁRIO DE CAMPO E ENTREVISTAS COLETIVAS COM CRIANÇAS FORAM OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS. PARA DESCRIÇÃO DENSA E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS (GEERTZ, 2011) UTILIZARAM-SE REFERÊNCIAS TEÓRICAS DOS ESTUDOS INTERPRETATIVOS DA INFÂNCIA COM BASE NOS CONCEITOS DE AGÊNCIA COLETIVA (MAYALL, 2002; CORSARO, 1997), REPRODUÇÃO INTERPRETATIVA E CULTURA DE PARES (CORSARO, 1997, 2005, 2011). DO CAMPO DA LITERATURA UTILIZARAM-SE OS CONCEITOS DE FUNÇÃO HUMANIZADORA DA LITERATURA (CÂNDIDO, 1972; 2004), ESTÉTICA DA RECEPÇÃO (JAUSS, 1994), ATIVIDADE DO LEITOR (ZILBERMAN, 2003), DENTRE OUTROS. PALAVRAS-CHAVE: LITERATURA INFANTIL, EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS, CULTURAS INFANTIS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Perillo Samori, Universidade de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, especialista em Didática da Alfabetização pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz e pedagoga pela Universidade Mackenzie. Foi professora de Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental por doze anos. Começou seu trabalho como formadora de educadores em Centros de Educação Infantil (CEIs) na comunidade de Heliópolis e em São Miguel Paulista (SP), pelo Instituto Avisa Lá. Também fez assessorias e ministrou cursos de formação de professores junto a secretarias municipais de educação (Poços de Caldas-MG, Recife-PE e São Bernardo do Campo-SP) e em escolas particulares de São Paulo. Desde 2007 na Comunidade Educativa CEDAC, foi formadora no projeto Encontros de Leitura e trabalhou na produção de material para formação de professores “Trilhas para ler e escrever”. Foi coordenadora regional do programa Escola que Vale em Santa Rita – MA e atualmente, neste mesmo programa, coordena as Comunidades de Formadores de Língua MG/ES e PA/MA. Participa de dois grupos de pesquisa: GEPSI (FEUSP) e LEDUC (UFRJ).

Downloads

Publicado

2012-07-24

Como Citar

Samori, D. P. (2012). Literatura infantil e experiências cotidianas: relações estabelecidas por crianças. Educação Por Escrito, 3(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/11240

Edição

Seção

Artigos