Literatura infantil e experiências cotidianas: relações estabelecidas por crianças

Debora Perillo Samori

Resumo


RESUMO: ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR ALGUMAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE CRIANÇAS, SUAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS E LITERATURA INFANTIL. FORAM UTILIZADOS DADOS PARCIAIS DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO COM BASE NO REFERENCIAL DE PESQUISA COM CRIANÇAS E NA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE UM GRUPO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO). OBSERVAÇÃO, DIÁRIO DE CAMPO E ENTREVISTAS COLETIVAS COM CRIANÇAS FORAM OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS. PARA DESCRIÇÃO DENSA E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS (GEERTZ, 2011) UTILIZARAM-SE REFERÊNCIAS TEÓRICAS DOS ESTUDOS INTERPRETATIVOS DA INFÂNCIA COM BASE NOS CONCEITOS DE AGÊNCIA COLETIVA (MAYALL, 2002; CORSARO, 1997), REPRODUÇÃO INTERPRETATIVA E CULTURA DE PARES (CORSARO, 1997, 2005, 2011). DO CAMPO DA LITERATURA UTILIZARAM-SE OS CONCEITOS DE FUNÇÃO HUMANIZADORA DA LITERATURA (CÂNDIDO, 1972; 2004), ESTÉTICA DA RECEPÇÃO (JAUSS, 1994), ATIVIDADE DO LEITOR (ZILBERMAN, 2003), DENTRE OUTROS.
PALAVRAS-CHAVE: LITERATURA INFANTIL, EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS, CULTURAS INFANTIS.

Texto completo:

PDF Sem título ()


>

e-ISSN: 2179-8435

*********************************

Avaliação do Qualis CAPES - 2016

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - B2

ÁREA CAPES – Ensino

CLASSIFICAÇÃO – B1


Indexado em:
 

REDIB 

 *********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS