Professor pesquisador: perspectivas e desafios

Claudionei Lucimar Gengnagel, Darciel Pasinato

Resumo


O artigo que se apresenta irá discutir a origem, a formação e os desafios que se apresentam para o professor pesquisador, dando ênfase na sua prática tanto na escola como no ensino superior. Para uma melhor organização da pesquisa, optou-se em dividi-la em três capítulos. O primeiro trata da origem e das principais características do docente pesquisador. O segundo capítulo refere-se a formação acadêmica desse profissional e no último se discute os desafios e as perspectivas no meio acadêmico frente as novas exigências que se apresentam. Percebe-se diante disso tudo, que o professor é um agente de sua própria formação e de seu aprender a ensinar, tornando-o, assim, necessariamente um pesquisador da sua área do conhecimento.

Texto completo:

PDF


>

e-ISSN: 2179-8435

*********************************

Avaliação do Qualis CAPES - 2016

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - B2

ÁREA CAPES – Ensino

CLASSIFICAÇÃO – B1


Indexado em:
 

REDIB 

 *********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS