Formação Pedagógica de Educadores da Educação Superior: Algumas implicações

Autores

  • Raimundo Barbosa Silva Filho FACULDADE ATUAL/AP

Resumo

RESUMO - Neste artigo procura-se analisar alguns aspectos relacionados à temática da formação pedagógica do professor da educação superior, sua desvalorização perante o mundo acadêmico, como alguns teóricos percebem, como ela poderá influencias a vida do aprendente. Discorre-se um breve histórico sobre a educação superior no Brasil desde a chegada da família real ao Brasil até aos dias atuais. Observa-se que desde 1882 já há registros da necessidade de uma reforma na postura pedagógica do educador superior e que títulos de mestre e doutor não satisfaz a priori essa necessidade. Essa formação não decorre de um processo neutro, deve ser intencional e que na prática quanto mais o docente é qualificado, mais se afasta do ensino. As mudanças que ocorre nas tecnologias, no ambiente, nas corporações interferem sistematicamente no meio social. A pesquisa deve ter como prioridade a dúvida e que não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Conclui-se fazendo algumas considerações.

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Biografia do Autor

Raimundo Barbosa Silva Filho, FACULDADE ATUAL/AP

*Psicopedagogo - UNiversidade META; *Especialista em Gestão Empresarial - Estácio de Sá; *Licenciatura Plena em Formação de Formadores da Educação Profissional/UNISUL; *Licenciado em Pedagogia/UFPA; *Professor da Educação Superior nos Conteudos: Didáticao

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Publicado

2013-07-30

Como Citar

Silva Filho, R. B. (2013). Formação Pedagógica de Educadores da Educação Superior: Algumas implicações. Educação Por Escrito, 4(1), 15–31. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/11133

Edição

Seção

Artigos