Educação Infantil: a inversão da dicotomia entre o ensino público e o privado

Autores

  • Fernanda Maria Brandoli Universidade de Passo Fundo

Resumo

No presente trabalho considera-se o princípio da coexistência de escolas públicas e privadas, analisando-se, a partir de dados oficiais, que no município de Marau/RS não existem escolas privadas exclusivas de Educação Infantil, pois a rede pública, que conta atualmente com 12 instituições, consegue atender crianças das diferentes classes sociais, dos seis meses aos seis anos de idade. Nesse sentido, o poder público cumpre a sua função, e, como prescreve o artigo 19 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a competência de criar ou incorporar instituições de ensino para atender as demandas sociais por um ensino público, obrigatório e gratuito. O objetivo deste artigo é, portanto, demonstrar como se efetiva este atendimento em termos de estrutura física e recursos humanos, comprovando, através de dados oficiais, que o município de Marau pretende atender toda a demanda de creche e pré-escola no prazo de um ano.

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Biografia do Autor

Fernanda Maria Brandoli, Universidade de Passo Fundo

Educação Infantil

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Publicado

2012-07-24

Como Citar

Brandoli, F. M. (2012). Educação Infantil: a inversão da dicotomia entre o ensino público e o privado. Educação Por Escrito, 3(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/11109

Edição

Seção

Artigos