Da oralidade à escrita acadêmica: caracterizando os diários de aula como instrumento de pesquisa em educação

Autores

  • Raimunda Cunha Ribeiro Universidade Estadual do Piauí/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

Como uma das modalidades de uso da língua, a escrita existe para cumprir diferentes funções comunicativas, de maior ou menor relevância para a vida social. No campo científico, a escrita é um dos principais processos de coleta de dados, como é o caso dos diários de aula, denominados como instrumentos de pesquisa, específicos para a coleta dos dados empíricos de uma determinada investigação; seu idealizador e defensor de sua relevância no campo científico é o professor/pesquisador espanhol Miguel Zabalza. Este artigo tem como norte a seguinte questão de pesquisa: O que são os diários de aula no campo da pesquisa científica em educação? Os objetivos, então, basearam-se no seguinte: situar a oralidade, a leitura e a escrita na cultura letrada; caracterizar os diários de aula como instrumentos de pesquisa em educação. A metodologia utilizada foi do tipo qualitativa, de caráter bibliográfico, tendo como principal aporte teórico, “os diários de aula”, na perspectiva de Zabalza. Do ponto de vista metodológico, os diários de aula são podem ser considerados ricos instrumentos, nos quais proporcionam elementos, próprios da ação pedagógica, que servem de análise de uma dada realidade educacional. Palavras-chave: oralidade, escrita; diários de aula; pesquisa; educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Cunha Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pedagogia/UFPI; Mestre em Educação/UCB; Doutoranda do PPG/Edu/PUCRS; Professora da Universidade Estadual do Piauí, no campus de Corrente-PI.

Downloads

Publicado

2012-12-26

Como Citar

Ribeiro, R. C. (2012). Da oralidade à escrita acadêmica: caracterizando os diários de aula como instrumento de pesquisa em educação. Educação Por Escrito, 3(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/11017

Edição

Seção

Artigos