Vestidas de azul e branco: o feminino uniforme no Colégio Farroupilha de Porto Alegre (1950)

Raphael Castanheira Scholl, Alice Rigoni Jacques

Resumo


O uniforme é um elemento próprio da cultura escolar. no presente estudo objetivamos debater acerca das representações e transformações dos uniformes escolares femininos, durante a década de 1950, tomando como aporte de análise os documentos imagéticos pertencentes ao memorial do colégio farroupilha de porto alegre/rs. o uniforme escolar estabelece em seu uso um ato de pertencimento, no qual deve o aluno honrar o nome, as cores, a tradição e o emblema da escola a qual está vinculado. tendo o uniforme se constituído como um elemento da cultura da escola, é possível, através de uma análise de imagens fotográficas, identificar traços visíveis entre as mudanças históricas da moda feminina incorporadas aos usos e funções sociais do uniforme escolar. através da análise de imagens e de documentos textuais consultados, percebe-se que o uso do uniforme escolar no colégio farroupilha não foi imposto, mas afirmou-se como uma prática e um artefato da cultura escolar da instituição ao longo do tempo.

Texto completo:

PDF


>

e-ISSN: 2179-8435

*********************************

Avaliação do Qualis CAPES - 2016

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - B2

ÁREA CAPES – Ensino

CLASSIFICAÇÃO – B1


Indexado em:
 

REDIB 

 *********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS