Relação entre hábitos alimentares e composição corporal de longevos

Autores

  • Claudine Lamanna Schirmer PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/2357-9641.2014.2.22278

Palavras-chave:

Idosos de 80 anos ou mais, Estado nutricional, Hábitos alimentares, Composição corporal, Saúde pública.

Resumo

Introdução: Um importante fator relacionado à qualidade de vida e ao envelhecimento sadio é a boa nutrição durante toda a vida. Objetivo: Observar a relação entre hábitos alimentares, estado nutricional e composição corporal em longevos.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo quantitativo, transversal e analítico, com longevos de idade igual ou superior a 80 anos.
Resultados: A amostra foi composta por 38 idosos longevos, com média de idade em torno de 90 anos, a maioria era mulher, viúva e branca. Os longevos apresentavam-se uniformemente distribuídos, com e sem risco, quanto ao seu estado nutricional, a maioria apresentava níveis bom e intermediário de classificação da qualidade da dieta. Em relação ao índice de massa corporal e circunferência da panturrilha, os longevos foram classificados como adequados. Bons hábitos alimentares foram associados com melhores níveis séricos de perfil lipídico e de glicemia. A massa magra foi o maior componente da composição corporal dos longevos em todos os níveis investigados. A menor diferença entre o peso gordo e o peso magro foi nos indivíduos com qualidade da dieta ruim e entre os sem risco nutricional.
Conclusões: Observou-se que a perda de peso não foi o único problema nutricional encontrado nos longevos pesquisados. Ficou clara a importância, não somente da avaliação nutricional, mas também a presença de um nutricionista na avaliação global do longevo, pois outros profissionais de saúde necessitam compreender e atuar integradamente com este profissional para que se consiga avaliar adequadamente as demandas de saúde e prioridades de cuidado dos longevos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-29

Como Citar

Schirmer, C. L. (2015). Relação entre hábitos alimentares e composição corporal de longevos. PAJAR - Pan-American Journal of Aging Research, 2(2), 104. https://doi.org/10.15448/2357-9641.2014.2.22278

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)