A construção da identidade catarinense e a formação do litoral açoriano

Autores

  • Marcos Juvencio de Moraes PUCRS

Palavras-chave:

Identidade Catarinense, Mosaico Cultural, Litoral Açoriano

Resumo

Esse artigo discutirá a identidade do estado de Santa Catarina e a sua relação com o litoral açoriano. Serão abordadas questões sobre a formação do mosaico cultural catarinense; dinamização da cultura através do incentivo ao turismo; diversidade cultural; e relações étnicas dentro de um mesmo espaço territorial. Para entender o processo de construção desse litoral açoriano será preciso analisar assuntos como a formação da identidade de Santa Catarina pelo IHGSC, as relações étnicas e de poder no estado, e a formação do litoral como pertencente à cultura açoriana. Sobre a estrutura do texto decidimos não seguir uma linha do tempo histórico. Dessa forma, nos propomos a primeiro escrever sobre a época atual da cultura de Santa Catarina. Em seguida, vamos apresentar uma narrativa analítica para nos aproximar do passado histórico e, dessa forma, entender a formação da cultura catarinense com base em elementos ideológicos, culturais, políticos e econômicos. Por fim, vamos destacar a proposta da segunda parte do título do artigo, a formação do litoral açoriano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Juvencio de Moraes, PUCRS

Mestrando da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na linha de conhecimento sociedade, urbanização e imigração.

Downloads

Publicado

2010-11-08

Como Citar

de Moraes, M. J. (2010). A construção da identidade catarinense e a formação do litoral açoriano. Oficina Do Historiador, 2(1), 20–33. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/7612

Edição

Seção

Artigos