A construção da identidade catarinense e a formação do litoral açoriano

Marcos Juvencio de Moraes

Resumo


Esse artigo discutirá a identidade do estado de Santa Catarina e a sua relação com o litoral açoriano. Serão abordadas questões sobre a formação do mosaico cultural catarinense; dinamização da cultura através do incentivo ao turismo; diversidade cultural; e relações étnicas dentro de um mesmo espaço territorial. Para entender o processo de construção desse litoral açoriano será preciso analisar assuntos como a formação da identidade de Santa Catarina pelo IHGSC, as relações étnicas e de poder no estado, e a formação do litoral como pertencente à cultura açoriana. Sobre a estrutura do texto decidimos não seguir uma linha do tempo histórico. Dessa forma, nos propomos a primeiro escrever sobre a época atual da cultura de Santa Catarina. Em seguida, vamos apresentar uma narrativa analítica para nos aproximar do passado histórico e, dessa forma, entender a formação da cultura catarinense com base em elementos ideológicos, culturais, políticos e econômicos. Por fim, vamos destacar a proposta da segunda parte do título do artigo, a formação do litoral açoriano.

Palavras-chave


Identidade Catarinense, Mosaico Cultural, Litoral Açoriano

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 2178-3748

 

Avaliação do Qualis CAPES 
ÁREA CAPES - História
CLASSIFICAÇÃO - B3


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

 

 


Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul

 

 

Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS