Fiando a tapeçaria em um fim de tarde: uma discussão sobre o fim e o princípio

Autores

  • Fábio Ronaldo da Silva PPGH UFPE
  • Paulo Roberto Souto Maior Júnior PPGH-UFSC

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3748.2018.1.24471

Palavras-chave:

Velhice – Narrativa – Cinema

Resumo

Este artigo objetiva discutir questões relacionadas à velhice tendo como fonte o documentário O fim e o princípio (2005) do cineasta Eduardo Coutinho. O documentário traz um conjunto de histórias aparentemente aleatórias e contadas por idosos. O espaço escolhido pelo diretor para “coletar” esses relatos é a Paraíba. Partimos dessa produção para escrever outra trama que envolve a reflexão entre a narrativa e o envelhecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Ronaldo da Silva, PPGH UFPE

Licenciado em História pela UFCG. Mestre em História pela UFCG. Doutorando em História pela UFPE.

Paulo Roberto Souto Maior Júnior, PPGH-UFSC

Licenciado em História pela UFCG. Mestrando em História pela UFPE. Doutorando em História na UFSC.

Referências

AGRA DO Ó, Alarcon. Velhices Imaginadas: Memória e envelhecimento no Brasil (1935, 1937, 1945). Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2010.

ARIES, Philippe. História da Morte no Ocidente. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

BEAUVOIR, Simone de. A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhida volume 1: Magia e técnica Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BERNADET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo, Companhia das Letras, 2003.

____________; RAMOS, Alcides Freire. Cinema e História do Brasil. São Paulo: Contexto, 1988.

BOSI, Eclea. Memória e sociedade: Lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

EAGLETON, Terry. Depois da teoria. São Paulo: Brasiliense, 2005.

ELIAS, Nobert. A solidão dos morimbundos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

FOUCALT, Michel. História da Sexualidade volume 1: A vontade de saber. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

HOLANDA, Karla. Documentário brasileiro contemporâneo e a micro-história. Fênix - Revista de História e Estudos Culturais, Vol , Ano 1, 2006.

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir (Orgs). O cinema do real. São Paulo, Cosac & Naify, 2005.

NIETZSCHE, Frederick. Segunda Consideração Intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para vida. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2003.

XAVIER, Ismail. Documentário e afirmação do sujeito - Eduardo Coutinho na contramão do ressentimento. In: CATANI, Afrânio Mendes; GARCIA, Wilton; LYRA, Bernardete (Orgs). Estudos Socine de cinema: Ano IV. São Paulo, Panorama, 2003.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Como Citar

da Silva, F. R., & Souto Maior Júnior, P. R. (2018). Fiando a tapeçaria em um fim de tarde: uma discussão sobre o fim e o princípio. Oficina Do Historiador, 11(1), 174–188. https://doi.org/10.15448/2178-3748.2018.1.24471

Edição

Seção

Artigos