A construção do conhecimento no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, por meio de suas expedições científicas, (1954-1975)

Ângela Nascimento dos Santos Panzu, Eduardo Gomes da Silva Filho

Resumo


Análise do processo de produção do conhecimento científico praticado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, no período de 1954 a 1975, por meio de alguns relatórios das excursões e expedições científicas promovidas pelo Instituto que se tornaram registros fundamentais das atividades dos seus pesquisadores no interior da floresta Amazônica. Com o foco no caráter coletivo da atividade científica observou-se as inter-relações construídas entre os pesquisadores e os auxiliares recrutados na população local. Analisou-se a atividade científica como um processo que se viabiliza por meio da conjugação de interesses e da mobilização de indivíduos que estão fora do grupo de cientistas, embora façam parte da produção do conhecimento empreendido pelo INPA.


Palavras-chave


Produção do conhecimento. Expedições científicas. INPA

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, Djalma. O complexo da Amazônia: análise do processo de desenvolvimento. 2.ed. rev. Manaus: Valer; EDUA / INPA, 2007.

BEZERRA, Maria das Graças Ferraz. Cientistas, visitantes e guias nativos na construção das representações de ciência e paisagem na Floresta Nacional de Caxiuanã. Belém, [s.n.], 2007, f.146-147. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) --- Universidade Federal do Pará, Belém, 2007.

CANDOTTI, Ênio. Ciência e ética. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi; Coordenação de Pós-Graduação, 2002.

GRANGER, Gilles-Gaston. A ciência e as ciências. Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo: UNESP, 1994.

HAMILTON, Wanda; AZEVEDO, Nara. Um estranho no ninho: memórias de um ex-presidente da Fiocruz. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v.8, n.1, p. 237- 264, mar./jun., 2001.

KURY, Lorelai. Viajantes naturalistas do Brasil oitocentista: experiências, relato e imagem. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v.8, suplemento, p.863-880, 2001.

BATISTA, Djalma. Relatório preliminar da expedição a Codajás. Manaus: INPA, 1958. Datilografado.

BIOCCA, Ettore. Expedição científica ítalo-brasileira na floresta equatorial americana: difusão da tuberculose no rio Negro como consequência da penetração dos brancos. [Manaus: INPA; CNPq, 1962].

CERQUEIRA, Nelson L; RODRIGUES, William A. relatório de viagem de reconhecimento ao rio Manacapuru. Manaus: INPA, 1958, f.5 (Publicações avulsas n.10). Datilografado.

MACHADO, Paulo de Almeida. Relatório sobre o problema da hanseníase em Benjamin Constant e adjacências. [Apresentado ao Comandante Militar da Amazônia, general José Nogueira Paes. Manaus: INPA, 1970c]. Dossiê 442/69, f.334. Datilografado.

PRANCE, Ghillean T.; KERR, Warwick E. Ciência, aventura e fé: excursão do INPA ao rio Purus. [Manaus: INPA, 1975]. Datilografado.

RODRIGUES, William A. Relatório de viagem de reconhecimento aos rios Uatumã e Urubu. Manaus: INPA, 1960. Datilografado.

RODRIGUES, Wiliam A. Inventário florestal piloto ao longo da estrada Manaus-Itacoatiara estado do Amazonas: dados preliminares. [Manaus: INPA, 1965]. Datilografado.

RUELLAN, Francis. Expedições geomorfológicas no território do Rio Branco. Rio de Janeiro: INPA, 1957.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/2178-3748.2015.2.21553

e-ISSN: 2178-3748

 

Avaliação do Qualis CAPES 
ÁREA CAPES - História
CLASSIFICAÇÃO - B3


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

 

 


Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul

 

 

Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS