CAIBATÉ – RS: IMIGRAÇÃO E MISSIONEIRISMO

Autores

  • Mauro Marx Wesz Universidade Federal de Santa Maria.

Palavras-chave:

Missioneirismo. Imigração européia no Rio Grande do Sul. Identidades.

Resumo

Nossa proposta é compreender o processo de desenvolvimento e de mudanças no espaço que conhecemos atualmente como município de Caibaté-RS. Pretendemos, dessa forma, entender a dinâmica de povoamento dos territórios nessa região, levando em consideração as peculiaridades dos diversos grupos sociais, particularmente os imigrantes europeus que buscaram principalmente através da posse da terra, formas de crescimento econômico. Este processo de ocupação da chamada “Colônia Rondinha”, que posteriormente foi denominada Vila Santa Lúcia e por fim Caibaté em 1960. Procuramos a compreensão do processo inicial de desenvolvimento deste espaço, e contribuir, para diminuir a escassa produção da história local. Portanto, é a história das origens do município de Caibaté, das pessoas que ali vivem, criam raízes, e povoaram uma região cuja proximidade com as Ruínas de São Miguel das Missões a torna bastante peculiar, sendo este elemento vastamente usado pela Igreja naquele contexto de uma sociedade que estava aos poucos se formando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Marx Wesz, Universidade Federal de Santa Maria.

Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando do PPGH da UFSM, junto à linha de pesquisa "Política, Integração e Fronteira."

Downloads

Publicado

2014-10-18

Como Citar

Wesz, M. M. (2014). CAIBATÉ – RS: IMIGRAÇÃO E MISSIONEIRISMO. Oficina Do Historiador, 737–754. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/19068