A HISTÓRIA DA AVENIDA RIO BRANCO DA CIDADE DE SANTA MARIA: UMA NARRATIVA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA.

Autores

  • Carla Saldanha da Silva Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Avenida Rio Branco. Fotografia. Santa Maria.

Resumo

Este estudo apresenta a proposição de uma narrativa histórica da Avenida Rio Branco do município de Santa Maria/RS através da fotografia embasada nas teorias arquivísticas, e na composição de um álbum fotográfico que remete a sua própria história. O intento da pesquisa é utilizar a fotografia como documento arquivístico, unindo-a a temas como a história e memória, com aspectos ligados a história de uma das avenidas mais antigas da cidade de Santa Maria. As fotografias utilizadas no trabalho fazem parte do acervo fotográfico do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, da Casa de Memória Edmundo Cardoso e do acervo pessoal desta pesquisadora. O trabalho está divido em temáticas, as quais tratam da história, da memória, do patrimônio histórico, da fotografia e da arquivologia, demonstrando a relevância e a significância do tema em diversos aspectos, como o caráter social, cultural, entre outros. Por fim, foi construído um álbum com as fotografias que narram à história da Avenida Rio Branco, desde o ano de 1900 até o ano de 2012.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Saldanha da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Arquivista graduada na Universidade Federal de Santa Maria, Mestranda em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2014-10-17

Como Citar

da Silva, C. S. (2014). A HISTÓRIA DA AVENIDA RIO BRANCO DA CIDADE DE SANTA MARIA: UMA NARRATIVA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA. Oficina Do Historiador, 466–486. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/19015