LEITURAS DE MANOEL BOMFIM: UM ESTADO DO CONHECIMENTO NECESSÁRIO.

Autores

  • Dênis Wagner Machado Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Berenice Corsetti UNISINOS

Palavras-chave:

Manoel Bomfim. Estado do Conhecimento. Intérpretes do Brasil.

Resumo

O notável aumento dos cursos de pós-graduação no Brasil, nos últimos trinta anos, coincide com a ascensão dos estudos acerca do outrora esquecido pensador brasileiro, Manoel Bomfim (1868-1932). Este acreditava que a educação era o meio de resolução dos dilemas próprios da realidade brasileira e expressou suas convicções em uma vasta produção ensaística. Este artigo visa dissertar acerca dos resultados alcançados e expostos em nossa dissertação de mestrado, intitulada Os Males de Origem da educação brasileira segundo Manoel Bomfim, mais especificamente, ao que diz respeito ao exercício de revisão bibliográfica procedido. O diagnóstico resultante é expressivo e demonstra a polivalência de leituras que Manoel Bomfim propicia com suas ideias e teorias. Compreendendo que cada um dos estudos localizados possuía um histórico e um propósito, adotamos como fundamento teórico-metodológico de nosso trabalho a metodologia histórico-crítica, deste modo, articulamos os textos ao contexto de produção. Realizada a apreciação qualitativa dos estudos encontrados, percebemos uma robusta e permanente produção de conhecimento abordando Manoel Bomfim e seus escritos. Na grande maioria dos trabalhos foi possível verificar um desdobramento entre contextualização, produção das obras e aceitação (ou não) das mesmas, vinculação de suas ideias, origem das problemáticas contemporâneas pela ótica de Bomfim e representações acerca do nacionalismo presente nos seus dias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dênis Wagner Machado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Possui Graduação em História (2011) e Mestrado em Educação (2014) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Foi Bolsista de Iniciação Científica e hoje é Bolsista de Apoio Técnico de Nível Superior/CNPq no projeto "Indicadores de Qualidade da Educação no Brasil: um estudo a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944 -2011)", desenvolvido pela Profª. Drª. Berenice Corsetti - atual coordenadora da Linha de Pesquisa I (Educação, História e Políticas), do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS (Conceito CAPES 7). Integra o grupo de pesquisa da referida Professora desde 2011, de modo que vem desenvolvendo estudos que relacionam a História da Educação brasileira às Políticas Educacionais praticadas no País. Tem experiência em pesquisa nas áreas de História (1) e Educação (2), atuando principalmente nos seguintes temas: (1) imigração, escravidão e racismo; (2) em fontes do pensamento pedagógico latino-americano, história e políticas educacionais no Brasil republicano, indicadores de qualidade da educação brasileira e, possíveis relações desses com o contexto internacional contemporâneo. É também professor titular de História na Escola Técnica Cenecista (Estância Velha/RS), onde integra o corpo docente da citada Instituição.

Berenice Corsetti, UNISINOS

Graduada e Mestre em História, Doutora e Pós-Doutora em Educação

Downloads

Publicado

2014-10-17

Como Citar

Machado, D. W., & Corsetti, B. (2014). LEITURAS DE MANOEL BOMFIM: UM ESTADO DO CONHECIMENTO NECESSÁRIO. Oficina Do Historiador, 340–354. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18984