A CONSTRUÇÃO DO HERÓI: FRANCISCO SOLANO LÓPEZ E OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

Leonardo Poltozi Maia

Resumo


O presente trabalho que tem por título “A construção do Herói: Francisco Solano López e os livros didáticos de História” visou possibilitar uma reflexão acerca da tentativa de construção da imagem deste personagem ora como ditador, ora libertador dentro da historiografia sul-americana e mais propriamente nos livros didáticos dos países envolvidos no maior confronto bélico sul-americano, conhecido como Guerra do Paraguai (1864 – 1870). A proposta foi averiguar o olhar que alguns autores brasileiros e paraguaios trabalham a temática do conflito (1864 – 1870) e como os livros didáticos de História produzidos e utilizados no Brasil, no Paraguai, na Argentina e no Uruguai representam a figura de Francisco Solano López dentro da Guerra do Paraguai. Para tanto, buscamos na análise dos livros didáticos selecionados, assim como fontes bibliográficas, artigos e documentários referentes a guerra, entender como se formou esse processo de construção da figura de Solano López nos países envolvidos no conflito.

Palavras-chave


Ensino de História. Livros Didáticos. Guerra do Paraguai. Solano López.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 2178-3748

 

Avaliação do Qualis CAPES 
ÁREA CAPES - História
CLASSIFICAÇÃO - B3


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

 

 


Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul

 

 

Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS