“EXILADOS NO RIO”: CONSPIRAÇÕES PLATINAS NA INTERVENÇÃO PORTUGUESA DA BANDA ORIENTAL DO URUGUAI (1816).

Autores

  • Fernando Comiran Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Palavras-chave:

Intervenção portuguesa. Banda Oriental do Uruguai. História Platina.

Resumo

A segunda década do século XIX, período em que se deu a intervenção portuguesa na Banda Oriental do Uruguai foi marcada por inúmeras contendas políticas e diplomáticas, comuns daquele momento. A intervenção lusitana do ano de 1816 foi reflexo deste conturbado contexto, marcado pelo processo de independências e pela readequação da política externa européia. A corte portuguesa conectou interesses de diversas naturezas para empreender tal projeto: em seu discurso, alertou para os perigos do federalismo artiguista em território limítrofe ao seu; de outra maneira, atendeu demandas econômicas de alguns de seus súditos; ao lançar a intervenção em nome dos direitos de Fernando VII, deu a entender que tudo não passava de uma “cooperação ideológica”; e, por fim, vinculou interesses da política externa que se redesenhava no território europeu, a partir do Congresso de Viena, com seus interesses na América Meridional. Porém, outro elemento deve ser considerado: a influência de interesses platinos – portenhos e “orientais” – na ocupação portuguesa da região. A partir de correspondências de Manuel José Garcia e Nicolas Herrera, exilados no Rio de Janeiro às vésperas da expedição de Carlos Federico Lecor, este trabalho busca apresentar a interferência direta de personagens da política platina na intervenção portuguesa da Banda Oriental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Comiran, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor de História Latino-americana e História das Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Downloads

Publicado

2014-10-17

Como Citar

Comiran, F. (2014). “EXILADOS NO RIO”: CONSPIRAÇÕES PLATINAS NA INTERVENÇÃO PORTUGUESA DA BANDA ORIENTAL DO URUGUAI (1816). Oficina Do Historiador, 323–339. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18977