Do prenúncio ao recomeço: a história do cinema brasileiro no início e no final do século XX

Autores

  • Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Renata Freita Matos PUC-GO

Palavras-chave:

História, Cinema, Brasil, Século XX

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar duas realidades distintas em dois momentos na história do cinema brasileiro no século XX. Num primeiro momento, apresenta-se a situação em que se encontrava o cinema ainda no momento da recepção dessa nova arte no final do século XIX, perpassando os anos iniciais do século XX e a euforia desencadeada com o registro da realidade brasileira e a abertura das até então desconhecidas salas de projeção até o declínio rápido e súbito dessa efervescência ocasionada pela eclosão da Grade Guerra de 1914 e todas as suas consequências. Em um segundo momento, apresenta-se a situação brasileira nos anos finais do século XX, caracterizada como Retomada do Cinema Brasileiro, marcado pela retornada das produções nacionais fruto de novas políticas de financiamento das produções e pelo trabalho conjunto entre produtores, distribuidores, exibidores unidos para elaboração de produções ao gosto do público brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em História das Ciências e da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocriz/RJ. Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goías(UEG) Unidade Acadêmica de Quirinópolis.

Renata Freita Matos, PUC-GO

Discente do Curso de Mestrado em História, Cultura e Poder da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-Goiás

Downloads

Publicado

2012-10-17

Como Citar

Vasconcelos, E. H. B. de, & Matos, R. F. (2012). Do prenúncio ao recomeço: a história do cinema brasileiro no início e no final do século XX. Oficina Do Historiador, 5(1), 113–127. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/11915

Edição

Seção

Artigos