Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Oficina do Historiador é um periódico de publicação semestral editado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Define-se como um espaço de veiculação de produção científica e pesquisas desenvolvidas por docentes e, principalmente, por alunos dos diversos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em História do país. O caráter exclusivamente virtual tem o intuito de divulgar a produção acadêmica a um público mais amplo de interessados em estudos sobre diversas temáticas e contextos históricos. Visa, portanto, fomentar a investigação e a difusão de seus resultados, além de promover o debate historiográfico. A revista é organizada por um editor, editores assistentes, conselho editorial e consultivo. O editor é professor do PPGH/PUCRS. Os editores assistentes são discentes que atuam na realização das tarefas cotidianas da revista. O conselho editorial atua na orientação das diretrizes gerais e de funcionamento da revista. O conselho consultivo atua na deliberação de políticas atuais e mudanças futuras, assim como participam como pareceristas, organizadores de dossiê etc. 

Conceito Qualis Capes: Área de História: B3

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Os artigos publicados na seção Dossiê possuem uma temática comum, indicada por um ou mais organizadores convidados. Os artigos também são submetidos ao sistema de avaliação cega pelos pares.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Livre

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os Dossiês são organizados por especialistas nos temas propostos ou pela Equipe Editorial. Artigos em fluxo contínuo podem abordar temáticas diversas, sempre respeitando o escopo da missão de nossa Revista. Resenhas devem privilegiar livros da área de história. O Espaço livre é responsabilidade da Equipe Editorial.

  • Todos os textos, inclusive aqueles submetidos ao dossiê, passam pelo mesmo processo editorial. Uma vez submetidos por meio de nosso sistema on-line, são inicialmente avaliados pelo Editor e a Equipe Editorial. São julgados segundo a conformidade com a missão de nossa Revista, a adequação às nossas normas editoriais, o ineditismo e a qualidade geral. Os artigos podem ser recusados nessa primeira etapa do processo editorial.
  • Caso satisfaçam aos requisitos citados, os artigos seguem para a segunda fase do processo editorial, para serem avaliados por no mínimo dois pareceristas, em sistema de avaliação duplo cego, respeitando a titulação máxima dos autores na escolha dos pareceristas (os pareceres são emitidos por membros do nosso quadro de conselheiros editorial ou consultivo, ou  ainda são convidados pareceristas ad hoc). Os artigos são submetidos também ao sistema anti-plágio. 

Em função da demanda de contribuições recebidas, cabe à Comissão Editorial decidir as Seções que constarão em cada edição da revista. A decisão final em relação aos textos publicados caberá sempre aos Editores.

 

Periodicidade

A Oficina do Historiador é um periódico de publicação semestral editado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil e publica dois exemplares anuais desde 2010.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso aberto a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso aberto a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Dados de catalogação e depósito legal

Ficha Catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS

É realizado o depósito legal na Biblioteca Nacional

 

Qualis CAPES 2013-2016

ÁREA CAPES - História

CLASSIFICAÇÃO - B3

 

 

Indexação

* DOAJ - https://doaj.org/toc/2178-3748

* Latindex - http://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=23443

 

 

Política de Taxas de Processamento de Artigo

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).