Criada em setembro de 2009 como resultado de um projeto coordenado pela Dra. Janete Silveira Abrão, a primeira edição foi lançada no 1º semestre de 2010, e, desde então, a revista conta com edições regulares a cada seis meses. Posteriormente, o Dr. Marçal de Menezes Paredes ocupou o cargo de editor até o 1º semestre de 2014, momento em que o Dr. Leandro Pereira Gonçalves assumiu a direção do periódico até 2017, quando passou o cargo para a Dra. Luciana Murari. A editora atual é a Dra. Marlise Regina Meyrer, que assumiu sua função em março de 2019. Dessa forma, a revista manteve sempre uma relação profícua entre os professores do PPGH/PUCRS e os discentes internos e externos.

Mantendo a tradição da autonomia discente, a revista Oficina do Historiador, classificada pela Qualis/Capes como B3, define-se como um espaço de veiculação de produção científica e pesquisas desenvolvidas por docentes e, principalmente, por alunos dos diversos Cursos de Pós-Graduação em História do país.

A Oficina do Historiador é um periódico de publicação semestral editado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A revista define-se como um espaço de veiculação de produção científica e pesquisas desenvolvidas por docentes e, principalmente, por alunos dos diversos Programas de Pós-Graduação em História do Brasil, bem como recém titulados com resultados finais ou parciais de suas pesquisas.

Seu caráter exclusivamente virtual responde ao intuito de divulgar a produção acadêmica para um público mais amplo de interessados em estudos sobre diversas temáticas e contextos históricos. Dessa forma, a Oficina do Historiador pretende fomentar a investigação e a divulgação de resultados de pesquisas e promover o debate historiográfico.

Textos submetidos passam por uma avaliação inicial formal pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadram no escopo da Revista, que não cumpram requisitos mandatórios ou que não sejam adequados dentro do prazo serão arquivados.

Constatada a admissibilidade da submissão, são solicitados dois pareceres de pessoas especializadas na temática, que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento de suas recomendações. Na avaliação são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição e a linha temática da revista.

O sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

Dos avaliadores espera-se que sejam objetivos em sua avaliação. Havendo algum conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo sem influência significativa de fatores externos, devem contatar os editores. Espera-se que indiquem literatura relevante, caso não tenha sido acolhida no texto.

O texto e demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.

Fluxo contínuo..

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi previamente publicado nem está sendo analisado por outra revista.

Não são aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

Periodicidade:

Semestral

Dados de catalogação

Ficha catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS.

• Área principal: História
  • Qualis: A3