Do retrato à caricatura: a figuração da personagem histórica em Saramago e Assis Brasil

Autores

  • Maria Regina Barcelos Bettiol Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2016.2.18482

Palavras-chave:

personagem, figuração, romance histórico, metaficcção.

Resumo

O presente ensaio analisa, através de uma analogia entre a pintura e a literatura, a figuração da personagem histórica nos romances História do Cerco de Lisboa de José Saramago e A Margem Imóvel do Rio de Luiz Antonio de Assis Brasil, demonstrando que na passagem do romance histórico tradicional para a metaficcção historiográfica, essa categoria de personagem perde a sua força representativa ficando em segundo plano na narrativa. Se no romance histórico tradicional encontramos um retrato da personagem histórica, na metaficção historiográfica existe uma deformação sobre o plano estético isto é, a tendência em representá-la de forma caricatural.

********************************************************************

From portrait to caricature: the figuration of the historical character
in Saramago and Assis Brasil

Abstract: This essay examines, through an analogy between painting and literature, the figuration of the historical character in two novels (José Saramago’s The History of the Siege of Lisbon and Luiz Antonio de Assis Brasil’s A Margem Imóvel do Rio). It shows that in the passage from the traditional historical novel to the “historiographic metafiction” this kind of character loses its representative force and it becomes less important in the narrative. If in the traditional historical novel we find a portrait of the historical character, in historiographic metafiction” there is a deformation on the aesthetic level, that is to say, a tendency to represent it in caricature form.

Keywords: character; figuration; historical novel; metafiction.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Regina Barcelos Bettiol, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduada em Letras pela PUC-RS (1994). Mestre em Literaturas Francesa e Francófonas pela UFRGS (1998). Doutora em Letras (Littérature Générale et Comparée) pela Université Sorbonne Nouvelle Paris III(2008) e Doutora em Letras pela UFRGS (2008) . Pós-doutoranda em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra(2014). É Membro integrante do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa.

Referências

ARGAND, Catherine. “Entretien avec Pierre Michon”. In: Lire, n. 271, déc.-jan. 1998-1999, p. 38.

ARNAULT, Ana Paula. Memorial do Convento. História, ficção e ideologia. Coimbra: Fora do texto, 1996.

ARNAULT, Ana Paula. Post-modernismo no romance português contemporâneo. Fios de Ariadne-máscaras de Proteu. Coimbra; Almedina, 2002.

AZIZA, Claude (et al.). Dicitonnaire des figures et des personnages. Paris: Garnier, 1981.

AYMAR, Gordon C. The art of portrait painting; portraits through the centuries as seen through the eyes of a practing portrait painter. Philadelphia: Chilton Book, 1967.

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. “A prole do corvo” sobre intolerância humana. Porto Alegre: IEL, Movimento, abr. 1978.

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. Depois dos açorianos, romancista fala do grande drama da Revolução Farrapa. Entrevista concedida a Antonio Hohlfeldt. Porto Alegre, Zero Hora, 29 mar. 1978. p. 8.

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. Cães da província. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. Videiras de Cristal. O romance dos Muckers. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. O pintor de retratos. Porto: Âmbar, 2001.

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. A margem imóvel do rio. Porto Alegre: L&PM, 2003.

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de.Entrevista concedida a José Torres. Disponível em: www.paginadogaucho.com.br/laab/bio.htm. Acesso em: 7 set. 2014.

CLAYTON, Martin. Leonardo da Vinci. The divine and the grotesque. Catálogo da exposição. London: The Royal Collection, 2002.

COVO, Jacqueline. La construction du personnage historique. Aires hispaniques et hispano-américaine. Lille: Presses Universitaires, 1991.

ECO, Umberto. Arte e beleza na estética medieval. Trad. Mario Sabino. Rio de Janeiro: Record, 1987.

FERRAZ, Salma. Dicionário de personagens da obra de José Saramago. Blumenau: Edifurb, 2012.

FLOR, Pedro. A arte do retrato em Portugal nos séculos XV e XVII. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.

GENETTE, Gérard. Métalepse. De la figure à la fiction Paris: Seuil, 2004.

GOMBRICH, E. O experimento da caricatura. In: Arte e ilusão. Um estudo sobre a psicologia da representação.São Paulo: Martins Fontes, 1960.

GUILLOU, Marlene; THOIZET, Évlyne. Galerie de portraits dans le récit. Paris: Bertrand-Lacoste, 1998.

HAMON, Philippe .Pour un statut sémiologique du personnage. In: Poétique du récit. Paris: Seuil, 1977. p. 115-180.

HERCULANO, Alexandre. O bobo. São Paulo: Saraiva, 1959.

HERCULANO, Alexandre O Bispo Negro. In: Antologia do conto português. Lisboa: BNU, 1992.

HUTCHEON. Linda. A theory of Parody. The teaching of twentieth century art forms. New York; London: Methuen, 1985.

HUTCHEON. Linda. Poética do Pós-Modernismo. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

KOLEFF, Miguel (Dir.). Diccionario de personajes saramaguianos. Buenos Aires: Fundación Santillana, 2008.

MARINHO, Maria de Fátima. O romance histórico em Portugal. Porto: Campo das Letras, 1999.

MARTINS, Adriana Alves de Paula. História e ficção: um diálogo. Lisboa: Fim de Século, 1994.

MATTOSO, José. D. Afonso Henriques. Lisboa: Temas e Debates, 2007.

PARRA, Eva Membrives. Diccionario de personajes históricos y de ficción en la literatura alemana. Madrid: Editorial Verbum, 2001.

RESSOT, Jean- Pierre. “Le personnage historique chez Ramo.J. Sender. In: Le personnage en question: actes du IVe Colloque du S.E.L. Toulouse: Univ. de Toulouse/Le-Mirail, 1984.v. 29, p. 195-203.

RANGEL, Cláudio José Aarão. Por uma História da Auto-Retratística no Brasil: em busca da I Exposição Brasileira de Auto-retratos no MNBA. Niterói: Unilasalle, 2004.

REIS, Carlos. Diálogos com José Saramago. Lisboa: Caminho, 1998.

ROANI, Gerson. No limiar do texto: literatura e história em José Saramago. São Paulo: Annablume, 2002.

SARAMAGO, José. Manual de pintura e caligrafia. Lisboa: Caminho, 1983.

SARAMAGO, José. “O cerco a José Saramago”. In: Expresso/ Revista, Lisboa, 1989.

SARAMAGO, José. Retrato de antepassados. In: A bagagem do viajante. Lisboa: Caminho, 1997.

SARAMAGO, José. História do cerco de Lisboa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SOUBLIN, Jean. Je suis l´empereur du Brésil. Paris: Seuil, 1996.

SCHWARCZ, Lilia. As barbas do Imperador. D. Pedro II, um monarca nos trópicos. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.

TORRÃO, Cristina. Afonso Henriques. O homem. Lisboa: Ésquilo edições, 008.

VIEIRA, Cristina da C. A construção da personagem romanesca. Lisboa: Edições Colibri, 2008.

VOISIN, Jean Louis. Dictionnaire des personnagens historiques. Paris: LGF, 2001.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

Bettiol, M. R. B. (2017). Do retrato à caricatura: a figuração da personagem histórica em Saramago e Assis Brasil. Navegações, 9(2), 161–168. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2016.2.18482

Edição

Seção

Ensaios