De sirenis: imagem e mito na literatura moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2019.1.27331

Palavras-chave:

História. Literatura. Híbrido. Sereia.

Resumo

Este artigo tenciona apresentar uma análise crítica da imagem da sereia em suas fontes e por meio de sua evolução, do episódio épico descrito por Homero à narrativa moderna. Os discursos da historiografia, literatura e religião contam o mito assumindo características distintas, mesclando-as a contextos literários, filosóficos e sociais. As implicações desses contextos afetaram a representação do mito em sua forma literária. Uma revisão historiográfica e literária dos textos de Manuel Bernardes, Gilberto Freyre, Joaquim Ruyra e José Cândido de Carvalho mostram que as diferenças entre essas versões são menores após o século XVII. As variantes do mito são examinadas de acordo com os estudos de Dana Oswald, Lisa Verner, e Luís da Câmara Cascudo.

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Biografia do Autor

Maria Alice Ribeiro Gabriel, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora vinculada ao grupo Variações do Insólito: do mito clássico à modernidade. UFPB/CNPq e ao Laboratório de Estudos Judaicos (LEJ) da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2019-08-08

Como Citar

Gabriel, M. A. R. (2019). De sirenis: imagem e mito na literatura moderna. Navegações, 12(1), e27331. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2019.1.27331

Edição

Seção

Ensaios