Edições portuguesas das obras de Casimiro de Abreu

Elsa Pereira

Resumo


Em 1856, com apenas dezassete anos de idade, o escritor brasileiro Casimiro de Abreu firmou em Lisboa um contrato de edição, cedendo ao editor Fernandes Lopes os direitos do drama Camões e o Jau, bem como a reedição das poesias que pretendia levar à estampa no Brasil. Após a morte do poeta, sucederam-se em Portugal as reedições d’ As Primaveras, não só pela mão do impressor lisboeta que assinara o contrato (1864, 1867), mas também por iniciativa de outros editores que, entre 1866 e 1948, publicaram consecutivas edições acrescentadas do livro. Ostentando a designação de “Obras Completas”, algumas destas edições passaram a adotar, a partir de 1871, uma nova disposição dos textos, conforme proposta por Joaquim Norberto, no volume da Garnier que pretendeu reunir a totalidade da produção casimiriana.

********************************************************************

Portuguese editions of Casimiro de Abreu’s works

Abstract: In 1856, the 17-year-old Brazilian author Casimiro de Abreu signed a publishing contract with the Portuguese publisher Fernandes Lopes in Lisbon. This agreement assigned publishing rights for the drama Camões e o Jau, as well as the republication of Abreu’s poetry, which was intended to be done in Brazil. After the poet’s death, several editions of As Primaveras were printed in Portugal, not only by the publisher that signed the contract (1864, 1867), but also by other book printers, who illegally published several augmented editions of the book, between 1866 and 1948. Identified as "Complete Works", some of these editions have adopted a new disposition of the texts, as proposed by Joaquim Norberto in the Garnier’s 1870 volume, which intended to collect Casimiro de Abreu’s opera omnia.

Keywords: editions; Portugal; copyright; Casimiro; Abreu.

 


Palavras-chave


edições; direitos; autor; Casimiro; Abreu.

Texto completo:

PDF

Referências


A Illustração Luso-Brazileira (dir. Luiz Augusto Rebelo da Silva). Lisboa: Typographia do Panorama, 1856-1859.

Abreu , Casimiro. Camões e o Jáu. Scena Dramatica, Original de Casimiro Abreu Representada no Theatro de D. Fernando, em 18 de Janeiro de 1856. Lisboa: Typographia do Panorama, 1856.

Abreu , Casimiro J. M. de. As Primaveras de Casimiro J. M. de Abreu. Natural da Provincia do Rio de Janeiro: 1855-1858. Rio de Janeiro: Typographia de Paula Brito, 1859.

Abreu , Casimiro J. M. de. As Primaveras de Casimiro J. M. de Abreu. Natural da Provincia do Rio de Janeiro: 1856-1859: Segunda Edição. Lisboa: Typographia do Panorama, 1864.

Abreu , Casimiro J. M. de. As Primaveras. Segunda Edição Accrescentada com Poesias Ineditas do Author, o Juizo Critico de Differentes Escriptores e um Prologo por J. D. Ramalho Ortigão. Porto: Typographia do Jornal do Porto, 1866.

Abreu , Casimiro. Camões e o Jau. Cena Dramatica, Representada no Teatro de D. Fernando em 18 de Janeiro de 1856. Lisboa: Typographia do Panorama, 1867.

Abreu , Casimiro J. M. de. As Primaveras. 2ª Edição (3ª Edição de Lisboa) Accrescentada com Novas Poesias, O Camões e o Jáo e Dois Romances em Prosa, o Juizo Critico de Varios Escriptores Brazileiros e Um Prologo por M. Pinheiro Chagas. Lisboa: Typographia do Panorama, 1867.

ABREU, Casimiro J. M. Obras Completas de Casimiro J. M. de Abreu. Colligidas, Anotadas, Precedidas de um Juizo Critico dos Escriptores Nacionaes e Estrangeiros e de Uma Noticia sobre o Auctor e Seus Escriptos por J. Norberto de Souza Silva. Rio de Janeiro: Garnier, s/d. [1870].

Abreu , Casimiro J. M. de. As Primaveras. Novissima Edição Accrescentada de Novas Poesias e da Scena Dramatica O Camões e o Jao e Dois Romances em Prosa: esta Edição É Precedida do Juizo Critico de Varios Escriptores Brasileiros e de Um Prologo por M. Pinheiro Chagas. Lisboa: Imprensa de Joaquim Germano de Sousa Neves, 1871.

Abreu , Casimiro J. M. de. As Primaveras. Novissima Edição Accrescentada de Novas Poesias e da Scena Dramatica O Camões e o Jáo e Dois Romances em Prosa: esta Edição É Precedida do Juizo Critico de Varios Escriptores Brasileiros e de Um Prologo por M. Pinheiro Chagas. Lisboa: Imprensa de J. G. de Sousa Neves, 1875.

Abreu , Casimiro J. M. de. As Primaveras. Poesias, O Camões e o Jáo (Scena Dramatica), Dois Romances em Prosa: esta Edição É Precedida de Um Juizo Critico de Varios Escriptores Brasileiros e de Um Prologo por M. Pinheiro Chagas. Lisboa: Livraria Editora de Mattos Moreira & Cardosos, 1883.

Abreu , Casimiro J. M. de. As Primaveras. Com Poesias Ineditas do Auctor, o Juizo Critico de Differentes Escriptores e um Prologo por J. D. Ramalho Ortigão. Terceira Edição. Porto: Livraria Lello & Irmão, 1894.

Abreu , Casimiro J. M. de, As Primaveras. Com Poesias Ineditas do Auctor, o Juizo Critico de Differentes Escriptores e um Prologo por F. [sic] D. Ramalho Ortigão. Terceira Edição. Porto: Livraria Chardron de Lello & Irmão, 1909.

Abreu , Casimiro J. M. de. As Primaveras. Com Poesias Ineditas do Auctor, o Juizo Critico de Differentes Escriptores e um Prologo por F. [sic] D. Ramalho Ortigão. Quarta Edição. Porto: Livraria Chardron de Lello & Irmão, 1921.

Abreu , Casimiro J. M. de. As Primaveras. Com Poesias Ineditas do Auctor, o Juizo Critico de Differentes Escriptores e um Prologo por F. [sic] D. Ramalho Ortigão. Quinta Edição. Porto: Livraria Chardron de Lello & Irmão, 1925.

Navegações, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 128-135, jul.-dez. 2016 Abreu , Casimiro J. M. de. As Primaveras. Com Poesias Ineditas do Auctor, o Juizo Critico de Differentes Escriptores e um Prologo por F. [sic] D. Ramalho Ortigão. Sexta Edição. Porto: Livraria Lello & Irmão, 1945.

Abreu , Casimiro J. M. de. As Primaveras. Com Poesias Ineditas do Auctor, o Juizo Critico de Differentes Escriptores e um Prologo por F. [sic] D. Ramalho Ortigão. Setima Edição. Porto: Livraria Lello & Irmão, 1948.

Abreu , Casimiro. Obras de Casimiro de Abreu. Organizaçã o, Apuraçã o do Texto, Escôrço Biográfico e Notas por Sousa da Silveira. 2. ed. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1955 (1. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1940).

BLAKE, Sacramento. Casimiro José Marques de Abreu. In: Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. Vol. II, p. 96-97.

BRANCO, Camilo Castelo. Cancioneiro Alegre de Poetas Portuguezes e Brazileiros. 4. ed. Porto: Livraria Chardron de Lello & Irmão, 1927. 2 v. Bru zzi, Nilo. Casimiro de Abreu. Rio de Janeiro: Aurora, 1949.

Lima, Henrique de Campos Ferreira. Casimiro de Abreu em Portugal. São Paulo: Departamento de Cultura, 1939 (Separata da Revista do Arquivo, LVIII, p. 14-15).

SANT'ANNA, Benedita de Cássia Lima. Ilustração Brasileira

(1854-1855) e a Ilustração Luso-Brasileira (1856, 1858, 1859): uma contribuição para o estudo da imprensa literária em língua portuguesa. 2007. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-02102007-141548/. Acesso em: 9 abr. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-4276.2016.2.23700

ISSN-L: 1982-8527

e-ISSN: 1983-4276

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

  

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS